[object Object]
12.02.2022POR Isabel Simões

RUC dedica programação de aniversário aos 200 anos da Independência do Brasil

O concerto do músico brasileiro, Luca Argel, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), dia 4 de março, uma “dose” de quatro conversas sobre o tempo, ao longo do mês de março, e uma festa de encerramento a 21 de abril marcam a programação do aniversário da Rádio Universidade de Coimbra sob o lema “36 anos de RUC é dose!!”

A programação de aniversário da RUC pretende comemorar os 200 anos da independência do Brasil e o “Tempo”. Para o concerto no TAGV,  a RUC convidou  Luca Argel. Vai apresentar “Samba de Guerrilha”, trabalho editado em 2021. Um projeto iniciado em 2016 e que foi muitas outras  coisas antes de se transformar em disco. O trabalho foi “alvo de artigos e seminários e teve até um programa de rádio na Universidade do Minho”, afirmou o vice-presidente da RUC, Diogo Barbosa, em conferência de imprensa. O dirigente explica a importância do trabalho do músico brasileiro.

Durante o mês de março, a RUC promove um conjunto de conversas com base no “Tempo” lema da 24ª semana Cultural da Universidade de Coimbra. A 27 de março, vai ter lugar “O tempo do Teatro”, uma emissão especial para assinalar o Dia Mundial do Teatro, em direto da Caixa Negra do CITAC – Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra.

Segundo André Jerónimo, elemento da comissão que está a preparar o aniversário, todas as outras três conversas se realizam no programa Observatório, às quartas-feiras, a partir das 21h00.

O ‘Warm-up’ para a programação de aniversário acontece já a 25 de fevereiro,  com a intervenção de Rita Brás do programa “Rua do Brasil”, Tânia Rocha de “Malandragem ó Malandragem” e Filipe Furtado locutor do programa, “Elevador Copacabana”.

No dia 1 de março, dia da Universidade de Coimbra e da RUC, há lugar a uma entrevista com Luca Argel. Para ouvir a partir das 21 horas, em 107.9 e em ruc.fm

Diogo Barbosa explicou que a Festa de Encerramento na Real República Rapó-Táxo, a 21 de abril, é uma forma de convidar a cidade e dar a conhecer outras estruturas informais com quem a RUC já  colabora.

Na conferência de imprensa de hoje, dia 12 de fevereiro, a organização revelou que a oferta cultural da RUC à cidade não se vai ficar por aqui. Em data posterior à programação do aniversário está a ser idealizada uma exposição em colaboração com o Convento São Francisco.

Da programação faz ainda parte uma matiné na Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto, a 1 de abril, com Emanuel Graça, DJ de Ílhavo dedicada aos sons africanos e brasileiros.

PARTILHAR: