[object Object]
11.02.2022POR Informação RUC

André Sousa: ” É o reconhecimento de um trabalho de muitos anos que está a dar frutos”

No espaço de comentário do programa do Observatório de hoje, a RUC contou com a presença de André Sousa, guarda-redes da Seleção Portuguesa de Futsal, numa conversa onde se falou dos adeptos, dos troféus, e de toda a evolução que a seleção tem tido nos últimos anos.

Depois de mais recente troféu obtido pela Seleção Masculina de Futsal Portuguesa , a vitória no Europeu de Futsal de 2022, a Rádio Universidade de Coimbra teve a oportunidade de falar com o guarda- redes da seleção, André Sousa, que disputou a final contra a Rússia, de onde  a seleção nacional saiu vitoriosa, sagrando-se assim, Bicampeã Europeia.

“ Fui acompanhando o percurso e a evolução que a Seleção Portuguesa tem tido, não só a nível tático e técnico, mas principalmente, em competência.”

Questionado sobre quais têm sido os fatores determinantes para conseguir sucesso nos maiores palcos do futebol internacional, o guarda-redes da seleção nacional, André Sousa, frisou que a Seleção tem vindo a ter uma grande evolução que o atleta teve a oportunidade de acompanhar de perto. Reforçou que a evolução não tem sido apenas a nível tático e técnico, mas sim, especialmente, em exigência e competência. Rematou dizendo que, na sua ótica, a evolução do coletivo foi capacitando a equipa deixando-os mais à vontade para que se sintam confiantes quando jogam com equipas de alto nível competitivo.

“ O que nos é exigido é que nos entreguemos ao jogo e que demos tudo de nós”

Relativamente à possibilidade de um aumento da expectativa acrescida dos adeptos, tendo em conta o sucesso que a Seleção Portuguesa de Futsal tem tido, não igonorando os 3 imponentes troféus que conquistou nos últimos 4 anos, André Sousa afirmou que o propósito da equipa é sempre o mesmo, e que o que lhes é exigido é que se entreguem ao jogo e que “ dêem tudo de si”. Referiu ainda que cada jogador tem as suas capacidades, os seus atributos, os seus defeitos, e que no desporto mesmo que todos “remem para o mesmo lado” , por vezes, a derrota também pode estar ao “virar da esquina”.

“ O Futsal agradece a grande magnitude que estas conquistas têm trazido para o desporto “

Olhando para o panorama geral do futsal a nível nacional, e interrogado sobre os adeptos que estas conquistas têm trazido à modalidade, o guarda-redes da Seleção Portuguesa de Futsal referiu que, como se tem notado, quanto mais conquistas Portugal obtém, mais adeptos a modalidade angaria. Falou ainda do importante papel que os media e as redes sociais têm tido neste processo, e do contacto próximo que isso gera entre jogadores e adeptos.

André Sousa terminou agradeceu ainda o apoio e o carinho de todos os portugueses numa que entrevista pode ser ouvida na integra no podcast disponibilizado no topo da publicação.

PARTILHAR: