[object Object]

Mónica Quintela: “Defendemos a descida da carga fiscal e a melhoria dos serviços públicos”

No âmbito das Eleições Legislativas 2022, a Rádio Universidade de Coimbra (RUC), entrevistou Mónica Quintela, candidata pelo Partido Social Democrata (PSD) no círculo eleitoral de Coimbra, que marcou presença no Observatório de quarta-feira, dia 12 de janeiro.

A candidata social-democrata apresentou o programa eleitoral do seu partido, destacando a redução da carga fiscal (IRC, IRS
e IVA da restauração) e a melhoria do serviço publico como principais bandeiras.
A deputada eleita em 2019 reforçou também algumas reformas que considera inadiáveis para o futuro do país como a reforma do sistema eleitoral, das autarquias, da justiça e do ensino.
Mónica Quintela diz que o declinio demografico é um problema grave do nosso pais e é necessário apresentar ao país medidas de promoção da natalidade como melhorar as maternidades e reforço da oferta de creches. A deputada acrescenta ainda que é da opinião que Portugal tem uma administração pública muito “gorda” e defende a urgência da transição digital para melhorar a eficiência dos serviços.

Mónica Quintela defende uma desconcentração e descentralização de serviços do estado como forma de reforçar a coesão territorial. A candidata esclarece que isso deverá acontecer sempre com o pressuposto que não acarrete mais despesa para o Estado.
Um exemplo desta ideia é a proposta do PSD de transferência do Tribunal Constitucional (TC) para Coimbra.

Em termos de Ensino Superior, a candidata social-democrata propõe a duplicação, até 2026, das residências de estudantes e uma rede de ensino superior mais abrangente. Mónica Quintela defende que nenhum jovem deve ficar privado do acesso ao ensino superior devido a questões economicas.

Por fim, olhando para a realidade do distrito, Monica Quintela considera que o distrito está pior do que estava em 2019, com várias obras estruturantes por concluir, e menor acesso das populações aos serviços públicos.

PARTILHAR: