[object Object]
11.01.2022POR André Jerónimo

Sistema com Guias de Voto proposto para regressar à Magna

Em agenda na primeira Assembleia Magna do ano vão estar a votação e aprovação do Regimento Interno do órgão e a discussão e votação do Caderno Reivindicativo da Associação Académica de Coimbra para as eleições legislativas.

Na quinta-feira, 13 de Fevereiro, vai reunir pela primeira vez em 2022 a Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra (AAC). A reunião está marcada para as 21h00 na antiga Cantina dos Grelhados, com abertura de portas às 20h30 e entrada ordenada a ser feita pelo Jardim da AAC.

O funcionamento da reunião dos sócios da académica vai ter poucas alterações ao que tem sido habitual, confirmou na segunda-feira o presidente da Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra (MAM/AAC), Daniel Tadeu, em entrevista à RUC. O dirigente referiu alguns dos pontos que se propõem alterar e remeteu a consulta integral do documento anexo aos ficheiros da Magna, com a lista das alterações propostas ao Regimento Interno. “Não existem grandes alterações”, esclareceu Daniel Tadeu, além da previsão de um caso omisso sobre o voto secreto e a reintrodução das guias de voto por revogação da norma em vigor do artigo 34º.

Tendo em conta a época de exames e os horários previsíveis decidiram iniciar a magna à noite. A assembleia de sócios da AAC vai acontecer novamente na antiga Cantina dos Grelhados. Daniel Tadeu admitiu que a primeira opção, o Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, ficou de fora devido aos limites horários do seu funcionamento. A exclusão de partes conduziu à opção final pelos Grelhados.

Entre as preocupações habitualmente levantadas quando se escolhe a antiga Cantina dos Grelhados, um espaço icónico para a AAC, estão as condições de conforto e acústicas ideais para congregar as centenas de pessoas que possam aparecer. O presidente da MAM/AAC socorreu-se da sua experiencia pessoal para dizer que os problemas, que existem, são ultrapassáveis “com o esforço de todos”.

Logística das entradas, espaçamento entre pessoas, medição de temperatura e outras opções de controlo do aglomerado ainda estão a ser ponderadas. A desmobilização devido à pandemia é uma hipótese que o dirigente admite ser preocupante mas apresentou confiança no trabalho de divulgação que foi executado e espera que isso seja suficiente para trazer estudantes à assembleia.

O ponto de discussão mais relevante da primeira Magna de 2022 estará relacionado com o caderno reivindicativo para as legislativas. A proposta foi disponibilizada para consulta online na terça-feira.

PARTILHAR: