[object Object]
06.01.2022POR Isabel Simões

Luís Antero publica na íntegra “Xisto Sonoro | Paisagens Sonoras da Rede das Aldeias do Xisto”

Sons de pastoreio, pássaros, água que corre, vozes de trabalho, momentos religiosos, de festa ou de lazer das Aldeias do Xisto portuguesas podem ser ouvidos no arquivo sonoro. Estão disponíveis na página pessoal do ‘Bandcamp’ do paisagista, documentarista e arquivista sonoro, Luís Antero.

São mais de cinco horas de sons que registam a memória das Paisagens Sonoras da Rede das Aldeias do Xisto.

Trabalho feito de sons recolhidos em 2013 em cada uma das aldeias da rede que abrange territórios desde o rio Ocreza, afluente do Tejo, passa pela Serra da Lousã e Serra do Açor e pelo rio Zêzere. “Xisto Sonoro” teve já uma primeira edição mais curta em 2018. Regressa agora em versão integral. A ideia nasceu de uma proposta do paisagista sonoro à agência que gere as Aldeias do Xisto.

Em 2018 foi editado o primeiro “Xisto Sonoro” sobre o “património acústico e marcos sonoros” das 27 Aldeias do Xisto. São 25 temas que ilustram cada uma das aldeias, com duração de cerca de três minutos. As aldeias de Candal, Casal Novo e Chiqueiro na Serra da Lousã estão juntas num mesmo tema.

Na altura ficou muito material de fora que já passou na antena da RUC. Luís Antero esclarece que resolveu colocá-lo a público, na íntegra, no início de 2022.

Com a finitude da vida humana, perde-se a memória das pessoas que viveram nos lugares. Daí a importância de registar e gravar as lembranças das pessoas em vida. Dessa forma podemos sempre resgatar as memórias dos lugares e revisitar as aldeias.

O ano que passou foi pródigo em trabalhos realizados por Luís Antero. Em Coimbra nas paisagens Sonoras da Cidade, passaram os concertos “Ressonâncias I” e “Ressonâncias II”, na companhia do Pedro Martins e do João Silva. No Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, Luís Antero deu uma Aula Aberta de Design Sonoro. Os trabalhos do artista sonoro podem ser ouvidos nas plataformas de streaming e nas redes sociais.

“Lugar Sonoro de Castelo Novo”, ou um trabalho dedicado a Amarante são as publicações mais recentes de Luís Antero. De acordo com o artista sonoro, nas próximas semanas “vão ver a luz do dia” gravações realizadas em aldeias do concelho de Coimbra, no âmbito do programa “Fora dos Eixos” do Serviço Educativo do Jazz ao Centro Clube. Em breve, na próxima grelha, Luís Antero vai regressar ao éter da RUC com o programa “O Colecionador de Sons”.

Fotografia: redes sociais de Luís Antero

PARTILHAR: