[object Object]

Vox-pop: Estudantes destacam vantagens do ensino presencial

A Radio Universidade de Coimbra foi para a rua ouvir os estudantes da UC acerca do balanço do primeiro semestre de aulas e das expectativas para a época de exames que se avizinha.

Numa altura em que a pandemia se encontra novamente numa fase mais crítica, a Rádio Universidade de Coimbra , foi tentar perceber quais as opiniões dos estudantes relativamente ao impacto da mesma no ensino superior.

Em conversa com uma estudante da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, foi possível perceber que sentiu bastantes dificuldades no ano passado, devido às aulas online, e aos problemas específicos, principalmente técnicos, das mesmas. Este semestre, com o regresso das aulas presenciais, assegurou que a sua motivação melhorou significativamente. Relativamente à época de exames que se avizinha, o diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra já garantiu que os exames vão ser presenciais, o que traz um certo alívio aos estudantes.

Para Carlos Pedro, estudante de Jornalismo e Comunicação, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o regime híbrido imposto no ano passado não funcionou, principalmente devido à reduzida quantidade de aulas presenciais. Questionado sobre este semestre, já em regime presencial, Carlos Pedro afirmou que funcionou bastante bem, pois, finalmente teve uma maior quantidade de aulas práticas, e também uma melhoria na conexão com professores e colegas.

No que diz respeito às diferenças no desempenho, Carlos Pedro sentiu uma grande evolução este semestre, em grande parte pela possibilidade de já existirem aulas práticas, uma vez que são essenciais no seu curso.

Apesar desta nova fase mais crítica da pandemia, o estudante mantém-se esperançoso relativamente ao próximo semestre, e às aulas presenciais, que estão com regresso previsto para fevereiro.

Andreia Mendes, Estudante de Direito da Faculdade de direito da Universidade de Coimbra, questionada sobre os exames online, frisou que as dificuldades técnicas dos mesmos, e o facto de estar sempre em casa teve impacto na sua saúde mental.

Na generalidade, é possível concluir que a maioria dos estudantes viu a sua saúde mental, e desempenho académico afetado pelas restrições e consequentes aulas e exames online, e que esperam também que nesta época de exames que se aproxima, as universidades mantenham o regime presencial.

PARTILHAR: