[object Object]

João Pedro Ferreira: “Era bom que à esquerda houvesse uma solução de defesa do estado social”

O reforço das medidas de combate à pandemia covid-19, o processo de vacinação e os problemas levantados pela atual crise política foram alguns dos temas discutidos pelo comentador João Pedro Ferreira.

A segunda parte do programa Observatório de quarta-feira, dia 22, contou com a presença de João Pedro Ferreira, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) e professor na Universidade da Florida, nos Estados Unidos da América.

“Eu acho que as regras que estão a ser impostas fazem sentido”

Introduzindo a conversa com a temática dos avanços nas medidas de combate à Covid-19, João Pedro Ferreira reconhece a dificuldade que muitos negócios enfrentam, que com o aumento das restrições diminui a procura, mas relembra a situação do Natal passado, onde o relaxamento por parte do Governo nas medidas de contingência levou a uma vaga que perdurou até fevereiro.

“Não estamos a falar da mesma doença que falámos há um ano atrás. Mata menos porque a vacinação funcionou e a vacinação está a funcionar.”

No tópico da vacinação, o convidado esclarece que este movimento em massa não contribuiu para a diminuição do número de casos, mas a severidade desses mesmos, reduzindo assim o número de hospitalizados e de mortes.

“Era importante (…) ter um governo que resolve o problema destas pessoas. (…) O desespero, de facto, leva à ascensão do fascismo”

Sobre a ascensão de André Ventura e da força da extrema-direita em Portugal, João Pedro Ferreira compara-o com Donald Trump, ao afirmar que um copia o discurso de ódio de outro. Quanto a justificações no surgimento destas forças políticas extremistas, João Pedro Ferreira salienta a falta de resposta por parte do Governo aos marginalizados e aos “desesperados”, levando-os a encontrar esperança falsa no discurso de Ventura.

PARTILHAR: