[object Object]
22.12.2021POR Sara Lopes

João Paulo Barbosa “Espero que o José Manuel Silva seja capaz de dar essa lufada de ar fresco que Coimbra precisa”

A edição do Comentário do Observatório de terça- feira, dia 21 de Dezembro com a presença de João Paulo Barbosa de Melo, ex-presidente da Câmara Municipal de Coimbra e professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

O comentário do Observatório de terça-feira, dia 21 de Dezembro esteve  a cargo de João Paulo Barbosa de Melo,  antigo presidente da Câmara Municipal de Coimbra e professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O deputado ocupa o terceiro lugar na lista de candidatos do PSD às eleições legislativas que irão ocorrer a 30 de Janeiro.

“Coimbra é um território especial, com recursos humanos bem qualificados que são desaproveitados”.

A descentralização foi também um dos temas abordados no comentário .  Para o candidato, o PSD tem uma visão estratégica para o país há  muito definida que não tem tido adesão nem cooperação por parte do PS.  Ao longo dos anos, segundo João Barbosa de Melo, Coimbra não soube aproveitar o seu potencial, especificamente as vantagens que a Universidade de Coimbra proporciona em termos de investigação e formação.

Para o ex-presidente da Câmara Municipal de Coimbra é importante que a qualidade de vida esteja presente em todo o território nacional, de forma equilibrada, e não só na cidade de Lisboa.

“Pagar às pessoas que são afetadas pelas decisões que nos salvam a todos”

Com as novas medidas de restrição devido à pandemia, é difícil ter uma perspetiva otimista, segundo o comentador. O candidato defende que é fundamental que aqueles que tem os seus negócios parados devido à pandemia devam receber os apoios a que têm direito de forma a que o prejuízo seja menor.

“Mesmo com todos os custos políticos do mundo, o PSD apoiará o governo se achar que as medidas fazem sentido para a defesa da saúde pública”

O candidato reforça  a ideia deixada por Rui Rio no início da pandemia, quando afirmou na Assembleia da Republica que o governo poderia contar com a total cooperação do PSD durante a pandemia.

O deputado  deixou a dúvida no ar até quando seria o apoio do seu partido em relação ao governo, no tema pandémico.

Ao contrário de Manuel Machado que renunciou recentemente ao cargo de vereador após ter perdido as eleições, Barbosa de Melo  na altura cumpriu o cargo a que foi eleito, como vereador sem pelouros da Câmara Municipal de Coimbra , mesmo sendo uma situação que considerou “difícil”, nas suas próprias palavras.

“Coimbra é um território  um bocadinho especial”

O ex-presidente da Câmara Municipal de Coimbra considera que a cidade é “especial” e que tem potencial mas o mesmo não é aproveitado.

O deputado não entende como uma cidade cheia de mão de obra qualificada “parece não aproveitar isto”. Barbosa de Melo entende que quem olha para Coimbra não “entendem como uma cidade que produz tão bons recursos humanos não os sabe pôr a render”.

“Tudo o que sejam coisas novas não deviam nascer em Lisboa”

Segundo Barbosa de Melo a centralização de serviços públicos na cidade de Lisboa “é um desperdício de recursos para o país, e um dano ambiental enorme”.

Esta centralização é para o deputado “sufocante, um processo que tem que ser revertido”.  O fundamental é, segundo, o professor , “descentralizar as coisas que são excessivamente centradas na zona da metrópole”. Barbosa de Melo considera que é importante que todos os portugueses tenham direito a ter as mesmas oportunidades mas que, infelizmente isso não se verifica devido às desigualdades económicas e territoriais que se verificam em algumas regiões do país.

“É  preocupante a quantidade de profissionais de saúde que abandonam o sistema publico e vão para o privado”.

Barbosa de Melo afirma que neste momento estão “catadupas de profissionais de saúde a sair do sistema”. O deputado considera também que o atual governo “não tem solução para isto” pois o que o governo neste momento está a fazer ” é contratar mais estes agora e mais aqueles, atirando  dinheiro para aqui e para ali e o sistema acaba por funcionar pior”.

A situação dos hospitais em Coimbra é para Barbosa de Melo preocupante pois, segundo o próprio,  “em Coimbra havia dois hospitais, um dos quais foi desmantelado e andamos há dez anos para fazer uma maternidade”, afirmou o deputado.

Com o quase desaparecimento do Hospital dos Covões, Barbosa de Melo considera que isso degradou o sistema de saúde em Coimbra e que é “necessário repensar” de forma a que o sistema funcione melhor.

O deputado remata a sua intervenção com  a ideia de que “tudo o possa ser benéfico para o desenvolvimento da cidade de Coimbra é também benéfico para toda  a região centro”.  Segundo Barbosa de Melo e é importante “fazer com que a economia em Coimbra seja mais robusta”. Deixa ainda a ideia de que a atitude e gestão do anterior executivo da Câmara Municipal de Coimbra não foram  positivos para a cidade de Coimbra e deposita fé no novo executivo.

 

 

 

PARTILHAR: