[object Object]
21.12.2021POR Informação RUC

Rita Rocha: “Tem sido muito mais complicado chegar a todos os alunos “

As dificuldades de comunicação e o projeto “More Together” foram alguns dos tópicos em foco na entrevista com a presidente do Núcleo de Estudantes de Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social, Rita Rocha, no programa Observatório de segunda-feira, 20 de Dezembro.

A presidente do núcleo começou por notar o método com que as aulas têm acontecido. Para alunos do mestrado estas têm sido presenciais e para alunos de licenciatura um sistema híbrido que se divide entre online e presencial. Rita Rocha diz que este sistema híbrido já foi utilizado no segundo semestre do ano lectivo passado e que funciona de maneira positiva.

Quando questionada sobre as dificuldades encontradas, Rita Rocha diz que o maior problema no trabalho do núcleo era a dificuldade na comunicação com os alunos internacionais. Porém, com uma maior atenção e com a criação de um grupo de Whatsapp, o núcleo tem começado a receber feedback positivo, o que mostra um desenvolvimento favorável na comunicação que foi previamente criticada.

“Tem sido muito mais complicado chegar a todos os alunos (…) Já não há tanta adesão”

Rita nota que, com as dificuldades de comunicação devido ao sistema híbrido, existe um menor “à vontade” com os alunos, criando uma distância entre estes e o núcleo.

A presidente do núcleo diz que este mantém contacto com os alunos através de reuniões com os representantes das turmas que descreve como “o contacto mais fácil”. O núcleo pede aos representantes que “recolham os problemas, as dúvidas que todos os alunos tenham de cada turma”. Mas, devido à recente eleição, Rita Rocha menciona que tem havido alguma dificuldade no que consta ao contacto com os representantes.

“Sinto que as pessoas estão muito desligadas e focadas no estudo (…) é sempre bom termos algo extra curricular”

O núcleo pretende aumentar a comunicação e interação com os alunos através do programa “More Together” que já esteve ativo durante o primeiro semestre. O projeto tem como objetivo criar uma entre-ajuda e melhorar as relações entre os alunos mais novos e os alunos mais velhos. Pretende chegar ao objetivo com a ligação de cada aluno de primeiro ano a alunos “mentores”, onde qualquer dúvida que o “mentorado” tenha possa ser retirada pelo aluno que o acompanha.

Rita Rocha nota que neste primeiro semestre ainda não foi possível ver resultados devido à recente data do começo do programa, mas acredita que no segundo semestre será possível verificar resultados positivos.

PARTILHAR: