[object Object]

Bernardo Lopes: “Nunca vamos desistir de dar as melhores condições aos nossos atletas”

O novo regulamento de espaços da Associação Académica de Coimbra (AAC), o momento da Pró-Secção de Boccia e as mudanças na liderança da AAC foram alguns dos assuntos abordados na entrevista do passado dia 16.

Numa altura em que a Pró-Secção de Boccia da Associação Académica de Coimbra comemora o seu segundo aniversário, o seu presidente e fundador, Bernardo Lopes, foi entrevistado no programa Observatório, onde falou um pouco sobre algumas das questões que envolvem o seu projeto.

“[A nova sala de desporto no Piso 0 do edifício-sede da AAC] é uma boa solução para o imediato, mas ainda há algumas coisas a fazer”

Uma das últimas ações do mandato de João Assunção enquanto presidente da Direção-Geral da AAC (DG/AAC), que terminou na passada terça-feira, foi a implementação do novo Regulamento de Organização, Distribuição e Administração dos Espaços Físicos sob Administração da AAC, com a criação de uma nova loja no edifício-sede da associação e de uma sala dedicada às secções desportivas que não têm representação no mesmo.

Para Bernardo Lopes, presidente da Pró-Secção de Boccia, esta última sala é uma “boa solução”, uma vez que tem em consideração as pessoas com mobilidade reduzida que não se conseguem deslocar no edifício (a sala situa-se no Piso 0). No entanto, o dirigente desportivo reforça que é preciso fazer mais.

Em relação àquilo que diz respeito à intervenção no edifício já prometida por Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra, Bernardo afirma esperar que a reitoria tenha um especial cuidado com pessoas com deficiência.

“Não conseguimos patrocínios de nenhuma marca que nos financie para ir a competição”

Após dois anos em regime probatório, a Pró-Secção de Boccia viu-se obrigada a estender esta condição por mais um ano, dados os efeitos da pandemia Covid-19. Segundo indica o estudante da AAC, a falta de patrocínios e apoios (que têm sido procurados entre as várias empresas e mesmo entre estações de televisão) tem impossibilitado o desenvolvimento do projeto.

Num futuro próximo, Bernardo Lopes ambiciona uma estreia da Pró-Secção na competição desportiva, elencando a falta de uma carrinha adaptada, a necessidade de acompanhamento dos atletas, a falta de verbas para pagar seguros e inscrições como alguns dos principais entraves.

“O que me preocupa mais neste momento é a estabilidade das secções desportivas”

Questionado sobre o recém-empossado presidente da DG/AAC, Cesário Silva, que bateu Ghyovana Carvalho e Pedro Marques Dias nas eleições do passado dia 19 de novembro, quebrando assim os sucessivos projetos de continuidade liderados por Daniel Azenha (mandato no qual a secção nasceu) e de João Assunção, Bernardo garantiu já estar em conversações com a nova Direção-Geral com vista ao desenvolvimento da pró-secção, não adiantando, no entanto, aquilo que já tem sido definido entre as duas estruturas.

O presidente da primeira pró-secção de desporto adaptado da Académica comentou ainda a reunião convocada por Daniel Tadeu, novo presidente da Mesa da Assembleia Magna (MAM/AAC) (à qual não pôde comparecer), explicando que, embora a Pró-Secção de Boccia sinta a necessidade de ser mais ouvido enquanto secção desportiva,  “temos de olhar para a casa como um todo e, nesse sentido, estamos disponíveis para ajudar em tudo o que for para o bem da casa”.

Para ouvir a entrevista completa pode aceder através do link acima ou do nosso Spotify.

PARTILHAR: