[object Object]

III Ciclo Orphika encerra ao som das “Ba(da)ladas de Coimbra”

Orfeon Académico de Coimbra (OAC), o Coro Misto da Universidade de Coimbra (CMUC), a Tuna Académica da UC (TAUC) e a Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (SF/ACC) juntam-se para espetáculo final do III Ciclo Orphika.

O III Ciclo Orphika encerra na quarta-feira com o evento “Ba(da)ladas de Coimbra”, que vai ter lugar no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), às 21h30. O evento conta com a participação do Orfeon Académico de Coimbra (OAC), o Coro Misto da Universidade de Coimbra (CMUC), a Tuna Académica da UC (TAUC) e a Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (SF/ACC).

No evento serão interpretados temas marcantes da cultura Coimbrã. O membro da SF/AAC, Guilherme Ala, refere que serão incluídos temas tradicionais, de compositores que marcam a história da música de Coimbra, como José Afonso, bem como arranjos “que certamente tornarão este espetáculo um pouco diferente”.

Haverá também a estreia de “um medley de três canções coimbrãs, mas adaptadas a orquestra e coro misto”. A obra é da autoria do músico Rui Lúcio e foi encomendada para a ocasião com o intuito de trazer alguma inovação às canções de Coimbra, realça a presidente do CMUC, Catarina Pastilha.

O guitarrista da SF/AAC, Guilherme Ala, explica que, embora os diferentes grupos vão ter oportunidade para atuar individualmente, o pretendido é “ao longo do espetáculo, incluir todos os organismos”.

A presidente do CMUC reflete que a colaboração de organismos e secções permite que a Academia desenvolva novos e ambiciosos projetos.

Catarina Pastilha adiantou que a cantora portuguesa Lara Martins, que também ia atuar quarta-feira, não vai estar presente por motivos de saúde. No lugar de Lara Martins, vai estar Vera Silva, “uma soprana que, neste momento, está a ser bastante conhecida um pouco pelo mundo fora”.

O evento, promovido pela Reitoria da Universidade de Coimbra, acontece quarta-feira, no Teatro Académico Gil Vicente, às 21h30. Os bilhetes têm um custo de 10€ para o público geral e de 5€ para a comunidade da UC.

PARTILHAR: