[object Object]

Em dia de homenagem a Jorge Sampaio, estudante sírio mostra-se agradecido

Jorge Sampaio foi homenageado pela Organização das Nações Unidas (ONU), esta segunda-feira, dia 6 de dezembro.

Lembrando o trabalho do ex-presidente da República na criação de um mecanismo de resposta para situações de emergência no ensino superior, a Rádio Universidade de Coimbra (RUC) contactou Husam Al Hayek, estudante sírio de Arqueologia na Universidade de Coimbra (UC), capaz de abandonar a situação de guerra no seu país natal e continuar a sua educação superior. Em chamada com a RUC, Al Hayek salienta a importância que Jorge Sampaio teve não só na sua educação, mas na sua vida.

Devido à guerra, o sistema de educação na Síria sofreu bastante, no caso de Husam Al Hayek, viu-se incapaz de completar a sua educação superior. Mas com a oportunidade providenciada pelo programa de Jorge Sampaio, Al Hayek é hoje estudante outra vez, e partilha a sua experiência pessoal:

Dentro do campo da Universidade, o estudante Sírio diz estar agradecido pela hospitalidade com que foi recebido, especialmente ao Instituto de Arqueologia da UC, criando ainda uma segunda família.

Como Husam Al Hayek, vários jovens que viram o seu futuro em risco, agradecem a Jorge Sampaio pela oportunidade de continuar, apesar de situações de guerra, o seu percurso académico.

De acordo com a Agência Lusa, na cerimónia da ONU, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, manifestou o compromisso de Portugal de continuar a avançar a Plataforma Global para Estudantes Sírios, fundada por Jorge Sampaio, que se tornou num “verdadeiro catalisador para o ensino superior”, com um mecanismo de resposta rápida, além do programa de bolsas de estudo, que beneficiou 750 estudantes desde 2014.

Tradução e dobragem: Francisco Monteiro

Fotografia: ONU

PARTILHAR: