[object Object]

Livro da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027 foi apresentado esta quarta-feira

Na apresentação do livro da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura (CEC) 2027, que aconteceu no Convento de São Francisco, José Manuel Silva e Amílcar Falcão estiveram presentes e mostraram-se cooperantes no sentido de tornar este projeto possível.

O livro da candidatura de Coimbra a CEC 2027 foi dado a conhecer hoje, num evento que decorreu no Convento de São Francisco e teve início às 17h. A apresentação do livro contou com a participação de várias personalidades políticas e culturais da região de Coimbra e do país. Entre elas, estavam o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), José Manuel Silva, e o reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão.

No livro constam os cinco eixos em que se divide a candidatura de Coimbra a CEC 2027: “A Invenção de um rio” (a centralidade do rio no desenho da cidade); “O cheiro do café” (o espírito do encontro, das ideias e da dialética); “Partículas elementares” (os vários patrimónios materiais e imateriais), “Intermitências da Luz” (artes, inovação e criatividade) e “Corpos em movimento” (projeção de Coimbra na Europa e no mundo). José Manuel Silva mostrou estar confiante em relação à candidatura.

Amílcar Falcão garantiu que a UC está do lado da candidatura de Coimbra a CEC 2027. O atual reitor destacou que o grupo de trabalho formado pelo ilusionista Luís de Matos conta também com a participação de dois ex-vice-reitores, Cristina Robalo Cordeiro e Luís Menezes.

José Manuel Silva, presidente da CMC, acredita que a Universidade de Coimbra, que tem uma presença em todo o mundo, vai ter um papel “essencial” no caminho a percorrer para que Coimbra seja a Capital Europeia da Cultura 2027.

Apesar de Amílcar Falcão estar confiante que a candidatura de Coimbra a CEC 2027 vai ser aceite, o reitor da UC lembrou a importância de continuar a percorrer os objetivos da candidatura, mesmo se for recusada.

12 cidades e vilas portuguesas candidatas a Capital Europeia da Cultura 2027 (Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras e Viana do Castelo, Ponta Delgada e Vila Real). A escolha da cidade ou vila vencedora caberá a um júri de 12 peritos independentes (dois deles indicados por Portugal) e será anunciada em 2023.

PARTILHAR: