[object Object]
28.11.2021POR Informação RUC

Direção Regional de Cultura do Centro inaugura Centro de Exposições Virtuais

A região Centro vai poder passar a contar com um Centro de Exposições Virtuais, fruto do trabalho do recém-criado gabinete da Virtualização da Direção Regional de Cultura do Centro, que procura assim apostar na digitalização do seu património.

No passado dia 26 de Novembro, a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) apresentou-se à imprensa no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, para anunciar a criação de um Centro de Exposições Virtuais,  e o seu novo Gabinete de Virtualização, de forma a reforçar a preservação e divulgação patrimonial. Desta forma, pretende criar uma plataforma digital onde seja possível consultar peças de interesse cultural, devidamente catalogadas, digitalizadas ou representadas em 3 dimensões provenientes de todos os espaços museológicos da Região Centro que decidam colaborar nesta iniciativa, permitindo o contacto entre instituições para a elaboração de projetos diversos, como pesquisas e exposições.

A diretora regional da DRCC, Susana Menezes, apresentou no evento de divulgação os objetivos da direção regional com estas novas iniciativas.

Já o referido Gabinete de Virtualização representará um papel de destaque no que toca à transposição do real para o virtual, havendo a necessidade de avaliar cuidadosamente cada uma das peças a trabalhar, anulando a barreira existente entre o público e as peças que não poderiam ser exibidas, devido, por exemplo, ao seu estado de conservação.

Perante a inauguração deste centro de exposições, foi planeada um conjunto de eventos de interesse cultural, de forma a captar a atenção do público e a reforçar a importância desta inauguração. A primeira exposição tem como tema principal a história das sociedades mediterrâneas, iniciativa que conta com a presença de cerca de 42 países.

Os acervos museológicos utilizados para materializar este projeto provém de vários espaços museológicos da Região Centro, como explicou a diretora regional, de forma a projetar a influência ainda presente do Mediterrâneo nas nossas comunidades.

Ao nível orçamental, ocorreram diversos investimentos do tipo tecnológico, de avalização de artigos e de formação profissional, traduzindo-se num valor final de quinze mil euros, valor que exclui as horas de formação providenciadas à equipa.

Susana Menezes admite também que uma das maiores ambições se foca na necessidade de credenciar cerca de 80% dos museus desta região, que permanecem não oficializados, logo, com menor visibilidade. Assim sendo, tem-se desenvolvido um trabalho intensivo com vista a reunir as condições minimas para apresentar múltiplos processos de credenciação à Rede Portuguesa de Museus.

Suzana Menezes rematou a sua intervenção com a nota de que é necessário intervir fortemente na renovação e inovação das associações museológicas existentes, quer ao nível estrutural, humano e principalmente tecnológico, motivando uma total reforma destes departamentos culturais.

A primeira destas exposições estará disponível a partir do dia 28 de Novembro no endereço https://centrodeexposicoesvirtuais.pt/ .

PARTILHAR: