[object Object]

Cesário Silva surpreende e é o novo presidente da DG/AAC: “não somos uma lista de continuidade”

O “V” de Valores foi V de Vitória e virou as contas na noite eleitoral mais surpreendente dos últimos anos. Em entrevista à RUC, Cesário Silva garante mudança. Já Daniel Tadeu promete humildade e afirma que vai pedir ajuda quando precisar.

Surpresa no universo academista. Nas eleições mais disputadas dos últimos anos, Cesário Silva (Lista V) derrotou Pedro Marques Dias e Ghyovana Carvalho e é o novo presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra.  O aluno de Engenharia Informática venceu com maioria absoluta as eleições, à frente da Lista T, obtendo 4070 votos, o que corresponde a 50.98%. O atual vice-presidente e grande favorito Pedro Marques Dias, não conseguiu mais do que 3643 votos (45.61%) para a Lista T. Em terceiro e último lugar, ficou a lista P encabeçada por Ghyovana Carvalho com 275 votos (3,44%). Para a Mesa da Assembleia Magna, Daniel Tadeu com 51,08 % venceu Mariana Pereira, a candidata da Lista T (45,30%) e Ricardo Lourenço, candidato da lista P (3,62%).

Os grandes vencedores da noite estiveram presentes no encerramento da grande emissão RUC e conversaram com Pedro Andrade, repórter RUC. Numa entrevista focada nos resultados eleitorais e na futura direção-geral, Cesário Silva começou por dar os parabéns a toda a equipa e a todos os estudantes que participaram no ato eleitoral.

Com os parabéns dados foi tempo de política. Cesário Silva repetiu a bandeira de campanha: “não somos uma lista de continuidade”. E qual será a motivação de Cesário Silva? O candidato e futuro presidente da DG/AAC foi claro:  mudar a AAC é o objetivo.

E qual é o plano para a dita mudança? Aos microfones RUC Cesário Silva explicou o “roadmap” para a metamorfose academista. Reunir as estruturas, identificar os problemas mais urgentes e analisar o estado da casa, são as prioridades do futuro presidente da DG/AAC.

A letra “V” foi mesmo de vitória total. Na Assembleia Magna Daniel Tadeu chegou, viu e venceu, batendo Mariana Pereira. O estudante de Mestrado em Política Cultural Autárquica na Faculdade de Letras não é o candidato comum: repúblico, antigo responsável pela Fanfarra e um dos membros mais proeminentes da Secção de Fado (SF/AAC), Daniel Tadeu surpreendeu ao bater a candidata da Faculdade de Medicina e antiga secretária de João Assunção, Mariana Pereira. Para Daniel Tadeu esta vitória é uma prova de que os principais cargos da Associação Académica são também para o estudante comum e não apenas para o típico “dirigente associativo”. A receita para o sucesso? Humildade e pedir ajuda, remata Tadeu.

Recordamos que a Lista V – Académica de Valores foi a grande vencedora da noite eleitoral. Cesário Silva e Daniel Tadeu vão ser os senhores que se seguem na Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) e na Mesa da Assembleia Magna da AAC (MAM/AAC). O agora eleito presidente da DG/AAC conquistou 51,08%, Relativamente ao grande elefante na sala em sucessivas eleições, a abstenção ficou-se 72%, o que significa uma descida em relação a anos anteriores.

PARTILHAR: