[object Object]

Ordem dos Enfermeiros alerta para dotação insuficiente de profissionais no Hospital de Leiria

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros (SRC-OE) divulgou hoje em nota de imprensa que, desde 15 de outubro, altura em que visitaram o Serviço de Urgência do Hospital de Santo André, em Leiria, já foram recebidos mais de 600 pedidos de escusa de responsabilidade por parte dos enfermeiros desse serviço.

Em declarações à RUC, o presidente do Conselho Diretivo da SRC-OE, Ricardo Correia de Matos, conta o que se passa no serviço de urgência de Leiria.

Esta situação é provocada por uma “dotação insuficiente” de profissionais de saúde, que tem provocado a necessidade de contratar serviços através de empresas de trabalho temporário e o acumular de horas extraordinárias pelos profissionais existentes. A Ordem dos Enfermeiros tem procurado agir sobre a situação de duas formas.

Ricardo Correia de Matos apresenta os números que dão dimensão ao problema, que considera assustadores.

O presidente do Conselho Diretivo da SRC-OE diz que Portugal é o país com o segundo pior rácio de enfermeiros por habitantes da OCDE e que o caso de Leiria não é um caso isolado.

Ricardo Correia de Matos aponta a raiz do problema, a falta de autonomia dos hospitais para contratar.

O responsável da Ordem dos Enfermeiros conclui dizendo que, mais do que promessas eleitorais, são precisas soluções reais.

PARTILHAR: