[object Object]

Estudantes em luta pelo prato social no aniversário da AAC

Ação de protesto ficou marcada pela oferta do “prato social” por parte da DG/AAC às dezenas de estudantes que marcaram presença em frente às cantinas rosas.

As comemorações do aniversário da Associação Académica de Coimbra (AAC) tiveram início na passada quarta-feira, pelas 12:30H, com a manifestação política de reivindicação pelo prato social nas cantinas rosas, onde os estudantes se bateram “pelo regresso da refeição social e do pagamento em numerário em todas as cantinas”.

Por entre os motes dos manifestantes, os repórteres acederam ao presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), João Assunção, que deixou bem claras as reivindicações pretendidas nesta manifestação e o porquê da indignação da comunidade estudantil perante a inexistência do prato social.

João Assunção lembrou as promessas feitas pela reitoria da Universidade de Coimbra (UC) no sentido de restabelecer o prato social nas cantinas rosas e de o trazer para as cantinas amarelas, que, para já, “não estão a ser cumpridas”.

O dirigente associativo afirmou que esta manifestação dos estudantes não se tenciona colocar numa posição de afronta à reitoria da Universidade de Coimbra, mas sim como uma ação que promove o espírito reivindicativo dos estudantes pelos seus interesses que sempre se fez sentir durante os 134 anos de história da associação académica de Coimbra.

Esta manifestação ficou marcada pela oferta do “prato social” por parte da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, que iria oferecer o almoço a todos os manifestantes presentes como forma de reforçar esta necessidade de fornecer a todos os estudantes uma forma de alimentação acessível e necessária.

Diogo Vale, que, na Assembleia Magna do passado dia 20, apresentou a polémica moção que viria a resultar nesta ação da DG/AAC, fez um balanço positivo da adesão estudantil ao protesto.

O estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) destacou também a urgência de pôr termo à necessidade do uso da aplicação SASUC Go!, uma vez que esta acaba por se tornar discriminatória para com alguns estudantes e cidadãos conimbricenses.

Mais tarde, a Direção-Geral continuou as comemorações do 134º aniversário da Associação Académica de Coimbra ao homenagear os seus atletas Olímpicos e Paralímpicos que marcaram presença nos Jogos de Tóquio 2020.

PARTILHAR: