[object Object]

Francisco Queirós: “O capitalismo não é nem será verde.”

O Observatório de 2 de novembro contou com o comentário do vereador à Câmara Municipal de Coimbra pela CDU, Francisco Queirós. As negociações com a coligação Juntos Somos Coimbra, a nova maternidade, o orçamento de estado para 2022 e a 26ª Cimeira do Clima das Nações Unidas (COP26), foram os temas em destaque em mais um espaço de comentário.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), José Manuel Silva, distribuiu hoje os pelouros pelos vereadores através do despacho n.º 19/Pr/2021. José Manuel Silva assume as áreas da Administração Geral; Relações externas; Recursos Humanos; Comunicação; Apoio Jurídico, Transparência, Qualidade e Auditoria Interna; Freguesias; Cultura; Investimento e Conselho Estratégico para o desenvolvimento. Francisco Queirós, eleito pela Coligação Democrática Unitária (CDU), fica responsável pelos Espaços Verdes e Jardins; Agricultura, Alimentação e Hortas Comunitárias; Serviço Médico Veterinário; Bibliotecas e Arquivos.

Francisco Queirós partilhou que, durante as negociações com a coligação Juntos Somos Coimbra, a CDU exigiu a total independência e autonomia em votações em reuniões de câmara, bem como o reforço de meios humanos e financeiros que permitam para levar a bom porto os desafios assumidos. O vereador referiu como principais desafios do seu mandato as comemorações do centenário da Biblioteca Municipal em 2022, a melhoria do arquivo municipal e o reforço das redes de abastecimento com produtores locais.

Sobre a decisão de localização da nova maternidade no perímetro do CHUC, Francisco Queirós considerou que é bom que haja uma nova maternidade, embora não concorde com a sua localização. O vereador considera que a decisão resulta de um deliberado esvaziamento de serviços do Hospital Geral dos covões, de que defende o “renascimento”.

Francisco Queirós comentou ainda a política nacional. O dirigente do PCP diz que o seu partido teve muita disponibilidade negocial para chegar a acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022, e que foi o PS que não deu resposta às questões colocadas. Para o vereador comunista, no contexto atual, seria possível ao PS assumir políticas de esquerda.

Sobre a 26ª Cimeira do Clima das Nações Unidas (COP26), Francisco Queirós manifestou satisfação pelo acordo alcançado para travar a desflorestação. O vereador comunista recordou que “o capitalismo não é verde” e falou da importância da aposta em transportes públicos fiáveis para reduzir o trânsito na cidade e diminuir as emissões poluentes.

PARTILHAR: