[object Object]
26.10.2021POR Miriam Lopes

João Assunção: “A pandemia não poderá ser um justificativo para que continuemos adiar o regresso ao que gostávamos de fazer”

A grande adesão do primeiro dia de noites do parque, o sistema cashless, a força da Academia de Coimbra e a mensagem política sempre presente mesmo em clima de festa, foram alguns dos destaques desta entrevista com João Assunção em direto do Parque da Canção.

Foi em plena Noite do Parque das Queima das Fitas 2021, com banda sonora de Saul,  que João Assunção, falou aos microfones da RUC durante a emissão especial do passado domingo. O presidente da DG/AAC faz um balanço positivo dos primeiros dias deste regresso à Queima, mas reconheceu a existência algumas “dores de parto” durante o processo.

O sistema cashless foi uma das grandes novidades deste evento, mas pela sua adesão massiva, levou a uma baixa no sistema online, o que colocou em causa a sua utilização e viabilidade para milhares de pessoas no recinto. João Assunção refere que a Comissão Organizadora do evento rapidamente conseguiu adaptar-se, para que no sábado um sistema misto estivesse em funcionamento de forma a evitar novos constrangimentos. Na sua opinião, embora estes sistema de dinheiro digital não tenha funcionado na sua plenitude, em eventos futuros vai permanecer na equação, dados os benefícios que representa quer para os utilizadores, quer para a própria organização.

Depois de dois anos sem a principal festa da Academia de Coimbra, o regresso, na opinião de João Assunção está a ser em grande. O presidente da DG/AAC considera que estes últimos quatro dias – de Serenata e Noites do Parque – têm um papel fundamental para todo o país, demonstrando que é possível regressar a uma “quase normalidade”.

A Queima das Fitas é sinónimo de festa e de algum exagero. No entanto, a Associação Académica de Coimbra não deixa, nestes momentos, de passar mensagens importantes. Nas barracas dos núcleos e das seções culturais e desportivas dentro do recinto, são visíveis algumas criticas e frases humorísticas relacionadas com a luta contra a propina. João Assunção garante que a mensagem política da AAC está sempre presente, mesmo nestes eventos festivos.

O balanço geral desta Queima das Fitas 2021 é positivo e o presidente da DG/AAC, já no final da entrevista, não deixou de reconhecer o esforço da Comissão Organizadora para o escoamento das filas, a monitorização da lotação e a segurança no recinto.

 

PARTILHAR: