[object Object]
26.10.2021POR Isabel Simões

Em novembro Coimbra vai ser capital do Rugby

A seleção portuguesa de rugby vai receber o Japão, 10.º classificado do ‘ranking’ mundial, em Coimbra no dia 13 de novembro. Nesse sábado, também se realiza na cidade a final do Campeonato Europeu de Sub20. De 7 a 12 do próximo mês, o Rugby Europeu de Sub20 regressa a Coimbra, escalão em que a seleção nacional vai defender o título de Tricampeões da Championship da Rugby Europe.

O presidente da Federação Portuguesa de Rugby (FPR), Carlos Amado da Silva, considerou na conferência de imprensa de hoje, dia 26, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que o jogo com a equipa japonesa vai ser o primeiro passo para Coimbra continuar a apurar a modalidade e regressar ao lugar que já teve. Lembrou os anos setenta do século passado, uma altura em que para ser “Campeão Nacional de Rugby se tinha de ganhar em Coimbra”. O dia 13 de novembro vai ser “um marco histórico”, disse.

Portugal não joga com o Japão desde agosto de 2007, um jogo não oficial, disputado em Itália e que o país do sol nascente venceu. Ao contrário de então, desta vez  resultado vai contar para o Ranking da World Rugby. De acordo com o dirigente são esperados entre dois a três mil atletas para acompanharem as finais.

Quanto ao público amante da modalidade, Carlos Amado da Silva espera encher o Estádio Cidade de Coimbra e assim ultrapassar os cerca de 12 mil adeptos que encheram o Estádio Nacional num jogo com a Roménia. O dirigente da FPR deixou um convite aos estudantes do Ensino Superior.

Ricardo Nunes, vice-presidente da FPR, considera o jogo “Portugal x Japão “a cereja em cima do bolo”, mas o destaque do dirigente foi para o regresso a Coimbra, de 7 a 12 de novembro, do Campeonato Europeu de Sub20. Nele vão estar presentes oito equipas e Portugal já venceu duas vezes. O escalão de Sub 20 é o conjunto “que melhor incorpora os valores do rugby”, assegurou.

Carlos Lopes, vereador do desporto da Câmara Municipal de Coimbra, reconheceu ser o jogo com o Japão, “um enorme estímulo” ao incremento das relações de Portugal com aquele país do oriente. Lembrou também que está na Universidade de Coimbra o primeiro mapa geográfico do Japão. José Manuel Silva, presidente do Município, confirmou que o apoio aos dois eventos é “um investimento na imagem de Coimbra e na prática desportiva”.

Na cidade de Coimbra existem duas equipas de rugby com tradição. Uma na Escola Superior Agrária de Coimbra sendo a outra a Secção de Rugby da Associação Académica de Coimbra. Marcaram presença na cerimónia o vice-reitor da Universidade de Coimbra, António Figueiredo e o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), João Assunção. O presidente da DG/AAC confirmou à RUC que vai colaborar na divulgação e marcará presença na final.

Na conferência de apresentação das iniciativas, o treinador principal da Seleção A, Patrice Lagisquet, mostrou-se confiante no valor da equipa. O jogador dos Lobos, Nuno Gomes referiu que os jogadores estão “empenhadíssimos”. Na equipa de seniores o atleta da AAC,  João Jacob Mateus, tem estado envolvido. Para o torneio de Sub20 foram três os atletas da AAC convocados em setembro.

Em Coimbra, para disputar os Sub20, vão estar, para além de Portugal, equipas de Espanha, Roménia, Alemanha, República Checa, Rússia, Países Baixos e Bélgica. O torneio vai decorrer no Estádio Universitário de Coimbra e no Estádio Municipal Sérgio Conceição em Taveiro. Serão três rondas: no domingo dia 7, na quarta-feira dia 10 e a última ronda está marcada para sábado, dia 13 de novembro.

Os bilhetes para o jogo PortugalxJapão estão à venda no site da Federação Portuguesa de Rugby, na FNAC e na Worten, a preço simbólico, entre cinco e dez euros.

PARTILHAR: