Herbário UC

Herbário da UC fomenta o crowdsourcing para catalogar a sua coleção

O Herbário da UC juntou-se pela primeira vez à iniciativa global WE DIG BIO, que procura fomentar a participação cidadã na catalogação de bases de dados de biodiversidade. A RUC foi participar, para entender como tirar as plantas da gaveta, e colocá-las na internet.

A sala principal do Herbário da UC, revestida de armários de madeira antiga a cobrir as paredes até ao tecto, faz duvidar que a dezena de voluntários que ali se encontram estejam prestes a colaborar numa iniciativa global de natureza digital, mas é exactamente isso que está prestes a acontecer.

Neste cenário, a Professora Fátima Sales recebeu no Herbário da UC – no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra – os participantes do evento WeDigBio – uma iniciativa para crowdsourcing da digitalização da informação sobre bio-diversidade.

Este é um espaço que raramente recebe visitantes, mas que como explica Fátima Sales, tem uma história e um alcance que não é visível do lado de fora.

O Herbário conta com mais de 800 mil espécimes, tanto flora como fungos, provenientes de vários pontos do globo, com a colecção a dedicar espaço não só a espécies recolhidas em Portugal mas com uma reconhecida coleção africana, facto que a torna especial no que diz respeito aos herbários portugueses.

É nesta perspectiva global que os coordenadores do herbário estão a trabalhar para retirar a informação dos arquivos em papel e cartão do antigamente, e torná-la aberta e acessível a qualquer pessoa, em qualquer lado do mundo.

Esta informatização é um passo fundamental para o avanço da investigação na área que, no entender de Joaquim Santos, gestor da coleção do herbário e responsável pela digitalização da colecção, tem de sair do século passado para criar novas oportunidades de colaboração e investigação.

Este é um trabalho já feito em muitos locais no mundo, e com recurso a várias plataformas de catalogação dos espécimes, que consiste na digitalização de imagens das amostras e uma transcrição da informação escrita à mão para bases de dados acessíveis por todos.

Foi neste processo de transcrição e recolha de informação em crowdsourcing que a equipa do Herbário da UC viu uma oportunidade para melhorar e inovar, desenvolvendo a sua própria plataforma de recolha de dados para a colecção da Universidade de Coimbra – o Explorator.

Com esta plataforma em funcionamento, falta apenas a participação do público para ajudar no processo de transcrição. O Explorator permite exactamente essa colaboração em massa, com qualquer voluntário a poder aceder à ferramenta online e começar a ajudar na catalogação da coleção centenária da UC.

O evento WeDigBio, que começou nos Estados Unidos, vem tentar colmatar a falta de participantes e introduzir pessoas a estas ferramentas colaborativas, oportunidade que a equipa do Departamento de Ciências da Vida não deixou passar.

A primeira sessão do evento decorreu hoje, dia 15 de Outubro, da parte da manhã, com cerca de uma dezena de participantes a serem convidados a conhecer o Herbário da UC e a dar os seus primeiros passos na catalogação comunitária da colecção local, com a possibilidade de provar algumas infusões das próprias espécies a serem catalogadas.

Fátima Sales deixa o apelo à participação de todos para participar nesta evento de participação cidadã.

Para os interessados, amanhã, sábado dia 16 de Outubro, irá decorrer uma nova sessão de apresentação do WeDigBio, pelas 14:00 no Herbário da UC, com inscrições online no site do Herbário. Para todos os que quiserem colaborar, a plataforma de crowdsourcing pode ser acedida no site do Explorator.

PARTILHAR: