[object Object]

Pedro Marques Dias anuncia candidatura à Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra

O atual vice-presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) e antigo presidente do Núcleo de Estudantes de Direito (NED) da Universidade de Coimbra (UC), Pedro Marques Dias, anunciou ontem, dia 13 de outubro, a sua candidatura à pasta da presidência da DG/AAC.

“Na senda de um percurso de total devoção à causa estudantil, anuncio hoje publicamente a minha candidatura”

Por volta das 19 horas do dia 13 de Outubro, Pedro Marques Dias dirigiu-se aos estúdios da RUC para anunciar ao nosso órgão de comunicação, em primeira mão, uma candidatura que assume “de coração cheio e de inteiro compromisso”, anuncio esse que seria estendido ao público por volta das 21 horas dessa mesma noite por Pedro Marques Dias através das redes sociais e de comunicados de imprensa.

Defronte do microfone do estúdio da RUC, o primeiro ponto a desvendar foi o “elefante na sala”: qual a ligação com o projeto “Académica de Gerações”, projeto presidido atualmente por João Assunção, do qual Pedro Marques Dias é parte integrante, ocupando o segundo cargo na hierarquia do órgão. O ex estudante da Faculdade de Direito da UC prontamente afirmou que, perante a inevitabilidade de que cada projeto assume características próprias (que frisaria mais à frente), revela ter perfeita consciência do compromisso que assumiu há cerca de um ano com a “Académica de Gerações”, assumindo uma continuidade da visão e dos princípios aí estabelecidos.

“Idealizo nesta candidatura o regresso à normalidade nas mais diversas facetas desta casa”

Mas assumir a continuidade de um projeto pressupõe impreterivelmente assumir as “pontas soltas” deixadas pelo mandato anterior. Embora Pedro Marques Dias assuma que muito do que o atual mandato se propôs a construir está erguido ou assente, pelo menos, em sólidas fundações, existe, naturalmente, espaço para melhorar e desenvolver. Um ponto que fez questão também de frisar, prende-se com aquele que assume como um ponto fulcral do seu projeto: a retoma das atividades da academia à normalidade (pós período pandémico).

Posto isto, e porque por trás de cada decisão, por trás de cada passo que damos enquanto seres humanos, naturalmente há uma motivação que os encoraja, pedimos ao antigo presidente do NED que nos explicasse quais foram as suas. Pedro Marques Dias revelou-nos então que, durante o seu percurso associativo, sempre existiu o mesmo mote que guia a sua ação: “representar os estudantes da forma mais isenta, plena e transparente possível”, num percurso trilhado sempre com o propósito claro da representação estudantil “pura e dura”.

“…sempre a par e passo com os Estudantes que tive a oportunidade e o gosto de representar – eles que são o pilar da Academia”

Como já nos havia referido no início da entrevista, esta é uma candidatura pautada pelos mesmos ideais da que atualmente integra, no entanto, é necessário esclarecer aquelas que são as bandeiras que o candidato espera hastear até ao final no mandato a que se propõe. Para a Cultura, idealiza uma aproximação com os organismos autónomos de modo a que seja possível orquestrar a DG com os mesmos, promovendo uma Cultura “em pleno” na AAC; no Desporto, dá especial relevo ao projeto do qual profundamente se orgulha e no qual irá depositar bastante destaque, sendo este a “Liga Académica”; na área Política, vai perpetuar a luta contra a propina e, transpondo um projeto que já havia criado no NED, vai criar um Gabinete de Inclusão para albergar os interesses dos estudantes que se sintam parte de um grupo minoritário e que, consequentemente, desejem ter mais voz e representação nesta “casa” que é a AAC.

Para terminar a entrevista, e porque consideramos imperativo considerar que apenas recentemente o mundo, o país e, consequentemente a Academia, estão a recuperar de um contexto pandémico que afetou em larga escala a comunidade estudantil da UC, questionamos o candidato acerca das dificuldades que prevê encontrar neste regresso à normalidade. Em primeiro lugar, Pedro Marques Dias deixou uma palavra de mérito a João Assunção (atual presidente) que considera ter enfrentado um período mais conturbando do que aquele para o qual se candidata, revelando que está satisfeito com a possibilidade de poder fazer campanha e de construir um mandato já em situação de “plena atividade”.

“Tudo pela história deste losango, dos seus valores, do seu brio, dos seus Estudantes”

Foi com esta frase que o atual vice-presidente terminou o seu comunicado nas redes sociais de Facebook e Instagram. Nós terminamos este artigo informando que a entrevista completa ao candidato à presidência da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra já se encontra disponível na íntegra neste site, depois de ter passado em direto no programa Observatório da noite de 13 de Outubro.

 

PARTILHAR: