[object Object]

Carlos Míssel: “Organizar a Queima nestes moldes foi muito difícil”

A realização da Queima das Fitas neste mês de outubro, as limitações impostas pela DGS, os bilhetes e o dinheiro no recinto,  e a Serenata Monumental foram alguns dos temas em destaque.

O  comentário do Observatório de sexta-feira dia 8 de outubro, contou com a participação de Carlos Míssel, coordenador geral da Comissão Organizadora da Queima das Fitas de Coimbra (QOQF).

Carlos Míssel, começou por afirmar que tem existido muita preocupação por parte dos estudantes para garantir bilhetes. A adesão a esta Queima das Fitas prevê-se elevada mesmo para estudantes de outras cidades.

O coordenador do evento revela que a organização do evento não tem sido fácil. Para que o parecer positivo da Direcção Geral de Saúde (DGS) fosse uma realidade, foram necessários muitos documentos que nunca tinham sido pedidos antes, muitos contactos com várias entidades, e trabalho extra para garantir todas as condições de segurança exigidas.

Recinto mantém o tamanho e configuração habitual.

Relativamente à lotação do recinto, sublinha que a redução não é drástica mas acarreta um limite de bilhetes que antes não existia. Carlos Míssel afirma ainda que existiu uma tentativa por parte da COQF para aumentar o perímetro do recinto, mas tal não foi possível.

O certificado digital de vacinação ou teste negativo são obrigatórios para a entrada no recinto. Para quem tiver bilhete geral – este ano sob forma de pulseira digital – não vai precisar de apresentar estes documentos à entrada uma vez que toda a informação estará disponível no sistema informático. No entanto, no momento da compra terá de ser apresentado certificado digital de vacinação. Já no caso dos bilhetes pontuais, a verificação será feita aquando a entrada no recinto o que significa mais logística e mais tempo despendido na entrada. Numa tentativa de reduzir aglomerações, vão existir duas entradas no recinto e os bilhetes pontuais vão estar à venda também online com possibilidade de comprar de imediato bilhete para o dia seguinte.

Bilhete Geral em forma de pulseira carregável nos postos disponíveis ou via aplicação móvel.

Em relação ao uso de dinheiro e às filas no Multibanco que eram tão características em Queima das Fitas anteriores, o coordenador revela que este ano, o uso da pulseira digital vai facilitar o processo. Não vão existir máquinas de Multibanco no recinto, mas sim 10 postos de carregamento da pulseira para quem tiver consigo dinheiro fisico. A pulseira poderá também ser carregada via aplicação móvel e usada em qualquer banca – comida, bebida, secções etc.

Cartaz completo revelado na próxima semana.

Carlos Míssel apesar de não poder  revelar para já  o cartaz do evento, por questões contratuais,  desvenda que na sua maioria os artistas serão nacionais e avança em primeira mão que vai estar também presente um DJ internacional. O coordenador revela também que Quim Barreiros, um habitué da festa dos estudantes vai marcar presença no domingo.

Além das noites do parque, vão existir várias atividades durante a tarde, todas no Parque da Canção. Um cortejo simbólico, o concurso de bandas e djs, a récita, o sarau, o baile de gala, o chá dançante e várias atividades desportivas e culturais que vão acontecer em função do número de inscrições.

Serenata regressa ao seu local habitual.

A Serenata Monumental vai regressar à Sé Nova com lotação entre 5 a 8 mil pessoas. Para entrar é necessário adquirir o bilhete previamente e apresentar um teste negativo ou Certificado Digital de Vacinação.

Carlos Míssel remata ainda com a ideia de que a organização está  a tentar arranjar condições para que se crie um piso de relvado sintético na zona em redor do palco para que o publico tenha mais condições para ver os concertos.

Pode ouvir o comentário na íntegra no link acima ou na plataforma Spotify.

PARTILHAR: