[object Object]

Universidade de Coimbra acolhe novos estudantes

A Universidade de Coimbra, deu na manhã do dia de hoje, as boas vindas aos novos estudantes, numa sessão de acolhimento geral a partir do Auditório da Reitoria.

O reitor da UC, Amílcar Falcão, foi o primeiro a dar as boas vindas a todos os alunos que ingressam agora no primeiro anos dos diversos cursos das Faculdades

O reitor, deixou algumas notas para este novo ano letivo e destacou o ensino presencial como uma prioridade da UC.

Amilcar Falcão, além de referir a importância dos SASUC e a sua disponibilidade para ajudar a resolver questões juntos dos alunos da UC, revelou também algumas novidades para este novo ano que espera que sirvam para apoiar de forma ainda mais direta os novos alunos.

A praxe não escapou ao discurso do reitor. Amilcar Falcão afirmou que “praxou e foi praxado” enquanto estudante da Universidade de Coimbra mas deixou claro que a praxe não pode ser selvagem, não pode ser obrigatória e que os alunos que não quiserem ser praxados têm que ser respeitados.

João Assunção, antes da intervenção planeada para esta sessão de boas-vindas, também tocou no polémico assunto da praxe. O presidente da DG/AAC, sublinhou que a AAC não é praxista e que acolhe todos os estudantes independentemente da suas opiniões relativamente à praxe. Realçou também que a praxe é mais do que o “gozo ao caloiro”.

Após a nota inicial, João Assunção deu as boas-vindas a todos os novos estudantes da Universidade de Coimbra e não deixou de tecer elogios a esta instituição, caracterizando-a como um pilar fundamental para uma geração que quer “mudar o mundo”.

O presidente da DG/AAC reconheceu a importância dos livros e das sebentas mas referiu que existe mais para além disso. A importância da academia e dos estudantes na própria cidade de Coimbra, na sociedade civil, na sociedade política e na vida económica não pode ser esquecida. Na opinião de João Assunção, além da formação académica, a Universidade de Coimbra junto com a sua Academia possibilita uma formação humana sem precedentes.

A sessão de boas vindas contou ainda com a apresentação de testemunhos de alunos dos vários ciclos de estudos sobre a experiência de ser estudante da Universidade de Coimbra.

O encerramento da sessão de acolhimento geral, sob o mote “A tua porta para o mundo”, ficou a cargo da Vice-Reitora da UC para a Área Académica, Cristina Albuquerque.

PARTILHAR: