[object Object]

Jorge Conde: “Acho que não vamos correr o risco de deixar ninguém para trás”

O regresso às aulas, o maior número de alunos no IPC e a resposta à pandemia foram os temas em destaque neste espaço de comentário.

O espaço de comentário do Observatório da passada sexta-feira, dia 1, ficou a cargo de Jorge Conde, presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).

“Estamos convencidos de que vamos voltar a um estado de funcionamento que todos conhecemos”

Na opinião do comentador, o formato presencial, a que agora se regressa, tem uma importância vital para o ensino superior, uma vez que proporciona aos estudantes uma vivência mais livre e autónomo face àquilo que viviam no ensino secundário, mas também porque o contacto e os afetos facilitam o trabalho de todo o pessoal docente e não docente. Apesar das várias abordagens que os diferentes agentes têm para com a pandemia neste momento, Jorge Conde considera que estão reunidas as condições para que o ano ocorra de uma forma “normal”.

“Termos dado a conhecer mais a estratégia de conjunto do Politécnico fez com que aumentasse a procura pelas nossas escolas”

Segundo o presidente do IPC, a maior afluência dos alunos aos cursos das escolas do instituto deve-se à estratégia de promoção do mesmo (mas também da cidade). No entanto, uma vez que o número de estudantes a nível nacional também vive uma fase de crescimento, Jorge Conde assinala que cada vez mais alunos procuram o ensino superior pelas garantias conferidas pelo mesmo.

“Acredito que se tivermos que reforçar o nosso apoio, isso estará dentro das nossas capacidades”

Segundo o comentador, no sentido de combater as desigualdades criadas ou reforçadas pela pandemia, o IPC apresenta uma série de apoios de que os estudantes podem usufruir em caso de necessidade. O presidente do instituto politécnico lembrou também que está a ser feito um acompanhamento dos alunos que apresentem sinais de qualquer tipo de problema do foro psicológico, assim como têm sido seguidos todos os casos que apresentem indícios de que venham a abandonar os estudos.

Para ouvir esta entrevista na íntegra pode aceder através do link acima ou no nosso Spotify.

PARTILHAR: