[object Object]

Secção de Fado propõe reviver momentos históricos da canção de Coimbra

Integrado no Festival Correntes de Um Só Rio, a Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (SF/AAC) vai apresentar um espetáculo onde pretende assinalar vários momentos do percurso da música de Coimbra.

Acostumados a participar em grandes eventos musicais da cidade, vão subir ao palco do Convento de São Francisco no domingo, 3, pelas 18h, para a nova atuação que tem por nome “Da Alta à Baixa: um percurso pela música de Coimbra”. Em entrevista para a Rádio Universidade de Coimbra, o vice-presidente da SF/AAC, Francisco Cidade explicou que vão explorar a música que acompanhou vários momentos da vida dos estudantes universitários e dos conimbricences.

A intenção de fundo, explicou ainda Francisco Cidade, é de preservar a história e clarificar a razão de existir de muitos dos grupos da Secção de Fado. Apesar do peso do passado, dizem ter uma proposta moderna e para todas as idades.

Os últimos ensaios para o espetáculo de domingo ainda decorrem. Francisco Cidade explicou que não será uma atuação exclusivamente musical. Para transportar os espectadores a outros tempos, além de música e de atuações de todos os grupos da secção, o espetáculo envolve alguma narrativa teatral.

O concerto da SF/AAC esteve marcado para acontecer em 2020 mas as restrições da pandemia Covid-19 adiaram a entrada em palco. Esta será a primeira atuação que a secção vai fazer já com a permissão de lotação completa nas salas de espetáculo. Francisco Cidade confessou que o entusiasmo de estar com o público supera o nervosismo.

A entrevista completa pode ser ouvida no podcast da RUC através da ligação disponível no topo do artigo.

PARTILHAR: