[object Object]

Comissão de Trabalhadores da UC: Lista B quer unir e dignificar o trabalho na UC

Pela primeira vez nos mais de 730 anos de vida da Universidade de Coimbra, vai ser constituída uma Comissão de Trabalhadores. Duas listas estão na corrida para as eleições do próximo dia 7 de Outubro. A RUC foi ouvir as propostas da Lista B numa entrevista com André Costa, técnico superior e Nuno Peixinho investigador, ambos trabalhadores da Universidade de Coimbra.

A Comissão de Trabalhadores da Universidade de Coimbra. Uma comissão composta por um coletivo de 11 trabalhadores da UC, com o objetivo de promover e defender o interesse coletivo e os direitos individuais de todos os trabalhadores da universidade para que todos possam ter uma voz ativa.

De forma simples, Nuno Peixinho representante da Lista B explica que esta comissão é uma espécie de sindicato interno que envolve todos os trabalhadores da UC independentemente da sua categoria.

A Lista B apresenta-se a este ato eleitoral com uma equipa que visa representar as diversas tipologias de vínculos e categorias profissionais existentes na UC. Nuno Peixinho, sublinha que o objetivo desta comissão é ser o elo de ligação de todos os trabalhadores e a reitoria, para tentar resolver os “inúmeros assuntos” e problemas ainda sem solução.

 

“A União Faz a Força – Dignificar o Trabalho na UC”

 

Nuno Peixinho, refere que existe uma grande desunião entre os vários trabalhadores da UC e por vezes até algumas “tensões em diversas categorias”. Para o investigador só com um trabalho coeso e conjunto será possível conseguir o melhor para todos. Além desta necessidade premente de união existe também uma urgência em combater a precariedade, que na opinião do investigador “é imensa”, de forma a dignificar o trabalho dentro da universidade.

 

“Ainda nem todos os colaboradores da universidade tem essa informação [da criação desta comissão] na sua posse”

 

O objetivo está definido e a Lista B está pronta para lutar pelos direitos dos trabalhadores da UC. No entanto, André Costa receia que haja ainda um desconhecimento da criação desta comissão bem como das eleições no próximo dia 7 de Outubro. Na sua opinião o curto espaço de tempo dado para todo o processo eleitoral não permitiu uma divulgação mais cabal e organizada. Nuno Peixinho, acrescenta ainda, que os “curtíssimos” 4 dias de campanha também não vão permitir grandes acções de campanha.

 

“Vamos à luta com tudo o que temos para vos representarmos o melhor que pudermos”

 

André Costa e Nuno Peixinho, em representação da Lista B, garantem que vão ajudar a transformar a universidade num local melhor para trabalhar e para isso apelam ao voto nas eleições do próximo dia 7 de Outubro.

Pode ouvir a entrevista na íntegra no link acima ou na plataforma Spotify.

 

 

 

PARTILHAR: