[object Object]
24.09.2021POR Sara Lopes

Terra Amarela traz espetáculo acessível a todos os públicos ao Teatrão

O Teatrão empresta a sua casa na Oficina Municipal do Teatro (OMT) à Terra Amarela, uma estrutura artística que trabalha com um conjunto de artistas provenientes de diversas linguagens criativas, bem como outros profissionais ligados às práticas artísticas, culturais e sociais. A OMT acolhe a companhia nos dias 25 e 26 de setembro.

O objetivo é dar a conhecer a Coimbra estruturas de criação artística onde se incluem as temáticas da diversidade e da acessibilidade. Criado para a infância e juventude, bilingue em português e língua gestual portuguesa e ainda com serviço de audiodescrição, o espetáculo “Aldebarã”, que vai ser apresentado no próximo sábado, é uma das peças em destaque.

Vão existir também outras iniciativas por parte da companhia como nos explica Marco Paiva, diretor artístico da Terra Amarela e encenador da peça.

A adaptação da peça a públicos invisuais segundo Marco Paiva permite ao espetador, através da narração da história, estimular o seu imaginário.

Marco Paiva considera que existe ainda uma lacuna bastante grande não só ao nível de espetáculos adaptados para invisuais mas também na aceitação de artistas com deficiências no mundo artístico.

A Ficha Técnica e Artística conta com encenação de Marco Paiva e texto de Alex Cassal. O elenco é composto por Barbara Pollastri, Joana Honório, Tânia Alves e Tony Weaver. O desenho de luz, cenografia e figurinos estão a cargo de Nuno Samora e o vídeo arte por Mário Melo Costa. A música original é da autoria de José Alberto Gomes.

Para mais informações, reservas para o espetáculo, ou inscrições no seminário e na oficina, poderão enviar um e-mail para [email protected].

Fotografia: Aldebarã©ALIPIOPADILHA

PARTILHAR: