Imagem principal

Múltiplas formas e geografias D’O Tempo vão inspirar Semana Cultural da UC

“O Tempo” de ontem, de hoje e o tempo futuro é tema da próxima Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC). Decorre em 2022, de 1 a 15 de março e, como já acontece desde 2006, vai passar por outras cidades da Região Centro.

“Não apenas o ‘Tempo cronológico’ (chronos), que deixa um traço indelével de ‘Tempo escultor’ (monumentum), mas também o ‘Tempo oportuno’ (kairos) que marca o discernimento para agir no momento certo, pela causa mais justa”, lê-se na página da UC que apresenta a 24.ª Semana Cultural.

O vice-reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta , Delfim Leão, apresentou o tema, esta manhã, no Laboratório Chymico do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

Na próxima Semana Cultural, a UC vai convidar os parceiros a pensarem em programas “improváveis”, que tenham em conta a multiplicidade de línguas que se ouvem na cidade e promovam uma reflexão sobre Coimbra, disse o vice-reitor da UC. Delfim Leão explicou que todas as formas de expressão de Arte têm cabimento.

O formulário de candidatura está disponível ‘online’ até final do mês de outubro. De acordo com o vice-reitor da UC, vão ser priorizadas as candidaturas agregadoras “nas quais se reconheça uma narrativa coerente”.

Na Semana Cultural da UC vai ser inaugurado o “Gabinete de Curiosidades”, revelou o director do Museu da Ciência, Paulo Trincão. Uma exposição sobre o Museu Académico vai em digressão. O director do Museu da Ciência informou que a mostra vai começar em Bolonha e passar por Salamanca. A exposição termina em Coimbra.

Desta forma dá-se cumprimento ao projeto do ex-aluno da Faculdade de Direito da UC, João Leão, um dos vencedores do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Coimbra.

O ano de 2022 vai ser um ano “rico” em iniciativas na Universidade de Coimbra, adiantou Delfim Leão. A Reforma Pombalina, que a Universidade de Coimbra acolheu a partir de 1772, levou à criação do Jardim Botânico, da Imprensa da Universidade e do Gabinete de Fysica Experimental e do Laboratório Chymico, onde funciona agora o Museu da Ciência. As três instituições da UC celebram assim 250 anos no próximo ano.

Em 2022 também se assinalam 200 anos da independência do Brasil e 20 anos de Timor-Leste como país independente. Para Delfim Leão, ambos correspondem a uma oportunidade “excelente” para a UC “dialogar com a lusofonia”.

PARTILHAR: