Imagem principal

Ferrovia e Alterações Climáticas marcam início da campanha da CDU em Coimbra

A Estação Nova, ou como lhe chamou o candidato pela CDU à Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Queirós, “Coimbra C”, acolheu ontem, dia 14, a campanha da coligação que une PCP com o Partido Ecologista “Os Verdes”. A CDU defende a continuação da Estação Nova como estação ferroviária. A promoção da biodiversidade, espaços verdes bem cuidados e as preocupações com as alterações climáticas foram temas abordados esta quarta-feira, no Jardim da Sereia.

Com o canal ferroviário que liga Coimbra B ao centro da cidade de Coimbra a ser ocupado pelo MetroBus, em breve a Estação Nova vai ser desativada como terminal ferroviário. A CDU considera ser fundamental que o comboio continue a chegar ao centro da cidade e que é possível compatibilizar os dois sistemas.

A diminuição de transporte público a chegar à zona da Estação Nova, desenhada por Cottinelli Telmo já se faz sentir há muito no comércio da baixa da cidade, na opinião de Francisco Queirós. Não basta dizer que se quer revitalizar a zona, “são necessários planos integrados”, disse.

Também a reposição da Linha da Lousã faz parte dos programas autárquicos da CDU desde que os carris foram levantados. Desde então os passageiros têm utilizado rodovias em transporte próprio ou em autocarros.

Outro dos assuntos ligados à ferrovia e que tem passado na atualidade noticiosa da cidade tem a ver com a localização da futura paragem da linha ferroviária de alta velocidade mais conhecida como TGV. Para a CDU a ligação a Madrid em ferrovia é importante pelos ganhos que produz do ponto de vista ambiental. Francisco Queirós acrescenta que para tal ser conseguido não é preciso passar por “projetos megalómanos”.

Esta quarta-feira, a CDU defendeu a reabilitação dos espaços verdes da cidade de Coimbra. Francisco Queirós falou à comunicação social no Jardim da Sereia, um espaço que, de acordo com o candidato, a exemplo de outros, precisa de mais cuidado, nem que para isso seja necessário abrir mais concursos públicos, para atrair pessoas aos serviços camarários que deles cuidam.

O candidato fez-se acompanhar por Paulo Coelho e Heloísa Apolónio representantes do Partido Ecologista “Os Verdes” a nível local e nacional, respetivamente.

A ex-deputada do PEV na Assembleia da República reforçou a importância dos espaços verdes para fomentar a biodiversidade.

A poluição causada pela Etar de Coimbra ou a que chega à cidade através do rio Mondego vinda de Ázere, concelho de Tábua, foram dois problemas mencionados por Paulo Coelho.

O abate de árvores e a passagem da gestão dos espaços verdes para as Freguesias sem o devido acompanhamento por técnicos especializados criaram problemas acrescidos, segundo o representante do PEV local.

“Pensar global mas agir local”, de acordo com Heloísa Apolónio, torna-se determinante em matérias ambientais, deixando por isso um apelo aos eleitores para que confiem nos candidatos autárquicos da CDU.

Fotografias: CDU

PARTILHAR: