[object Object]

Reitoria já tem projetos para obras no edifício sede da AAC

A intervenção no edifício da Associação Académica de Coimbra (AAC), na Padre António Vieira, vai começar pelo telhado e está agendado para o início de 2022, afirmou o reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, esta segunda-feira, à margem da apresentação do projeto de candidatura conjunta, com a Câmara de Coimbra, aos programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, no âmbito do PRR.

De acordo com o reitor da UC, Alfredo Dias é o vice-reitor encarregado de controlar o processo. As obras podem sofrer uma aceleração agora que foi expresso o apoio da Câmara Municipal de Coimbra à intervenção, no âmbito da criação da ARU Universidade / Sereia. Fundos originários do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) também serão bem-vindos.

O reitor lembrou que o acordo para proceder a obras no edifício sede da AAC, foi estabelecido ainda ao tempo da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra  (DG/AAC) do anterior presidente, Daniel Azenha, e continua em vigor com o atual presidente da DG/AAC, João Assunção. Segundo o reitor da UC, os projetos estão feitos sendo intenção realizá-los ainda durante este mandato.

Amílcar Falcão reconheceu o momento difícil que a AAC atravessa e enfatizou ser “da maior justiça” que sejam dadas “melhores” condições de trabalho às secções culturais e desportivas da AAC. O reitor da UC comprometeu-se em continuar o apoio por parte da Reitoria à mais antiga associação de estudantes do país.

Durante a sessão o reitor da UC anunciou que na candidatura aos programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos consta a requalificação de vários espaços pertença da instituição. Os polos 1, 2 e 3 da UC mas também no Palácio de São Marcos, onde se pretende uma atividade “mais presente e forte”, vão acolher obras.

O consórcio liderado pela UC, apresenta a candidatura ao PRR, tendo como parceiros a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a Universidade dos Açores, o Instituto Politécnico da Guarda e o Instituto Politécnico de Viseu.

Orçamentada em cerca de 30 milhões de euros, a candidatura tem propostas formativas para cinco Comunidades Intermunicipais entre as quais a da Região de Coimbra, num total de 70 municípios, com destaque para o Município de Coimbra.

Na candidatura está prevista a criação de cursos conferente de grau com a duração de um ano com os formandos a passarem uma parte do tempo nas empresas. As pós-graduações, em áreas como a saúde ou a informática, são outras apostas.

PARTILHAR: