[object Object]

Universidade de Coimbra e Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra assinam protocolo

A Universidade de Coimbra (UC) e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC) assinaram um protocolo no contexto de uma candidatura conjunta ao Programa Impulso Jovens STEAM & Programa Impulso Adultos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência nacional.

A cerimónia decorreu na tarde da passada sexta-feira na Sala do Senado da Reitoria da UC e contou com as intervenções da Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque, do Presidente da CIM RC, José Carlos Alexandrino, e do Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Este protocolo, conforme explicado por Cristina Albuquerque, tem como objetivo aproximar a Universidade do território da região e construir em conjunto com a população, com as empresas e autarquias, uma visão para o futuro.

A vice-Reitora da UC referiu ainda que este protocolo se traduz num estreitamento de relações e na possibilidade de uma visão conjunta e diferente sempre com o foco na construção de coesão.

Após a assinatura do documento, José Carlos Alexandrino não deixou de parabenizar a Universidade de Coimbra pela iniciativa e liderança deste consórcio. A promessa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e dos 19 municípios representados neste protocolo,  é de desenvolvimento e boa aplicação das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência.

O presidente da CIM RC relembrou a importância do Ensino Superior se manter perto do tecido empresarial da região e das suas necessidades. Acrescentou ainda que esta é uma oportunidade para a Universidade de Coimbra colocar adultos e jovens num patamar que possibilite igualdade e oportunidades.

Amílcar Falcão, sublinhou que o compromisso da UC,  será sempre assegurar uma “presença regional forte” para que toda a população sinta que tem uma universidade que está preocupada com a sua capacitação e desenvolvimento.

A data limite do projeto é 2025 mas a mensagem é de um futuro ainda mais além. Esta candidatura pretende ajudar a UC a preparar o período pós-2025 e o objetivo é claro: “uma Universidade mais forte e mais preocupada com o território”.

PARTILHAR: