[object Object]
07.09.2021POR Pedro Andrade

Perda de população jovem, mobilidade e ambiente em destaque no Debate da Juventude

Decorreu no passado sábado, 4 de setembro, o primeiro de 3 debates que a Radio Universidade de Coimbra organiza no âmbito das Eleições Autárquicas 2021.

O debate, moderado por Pedro Andrade, juntou os representantes para a área da juventude das candidaturas à Câmara Municipal de Coimbra procura dar voz às preocupações e anseios dos jovens conimbricenses. Estiveram no confronto de ideias: José Dias (Partido Socialista), Tiago Ribeiro (Iniciativa Liberal), Diogo Cunha (Coimbra Capital), Mafalda Fagulha (Juntos Somos Coimbra), Carlota Houart (Cidadãos por Coimbra) e Emanuel Candeias (Pessoas, Animais e Natureza). O partido CHEGA e a Coligação Democrática Unitária não compareceram por incompatibilidade de agenda.

Uma das questões mais faladas foi a da perda população por parte de Coimbra, sobretudo de população jovem, como ficou claro nos Censos 2021.

Para Mafalda Fagulha essa perda, mais do que uma crise demográfica está relacionada com a falta de oportunidades.

Também Tiago Ribeiro acredita que esta perda de população se deve à falha das políticas do atual executivo camarário.

As dificuldades no acesso à habitação foram outra das causas apontadas, neste caso por Carlota Houart, que diz mesmo que a “precariedade parece ser estruturante na vida dos jovens conimbricenses”.

Já José Dias defendeu que o problema não só não é de Coimbra como é uma questão mundial.

Por parte da coligação Coimbra Capital, Diogo Cunha aponta a reindustrialização de Coimbra como uma possível solução para o problema. O jovem diz ainda que mesmo as instituições mais reconhecidas da cidade têm vindo a perder prestígio.

A sustentabilidade não ficou esquecida.

O ambiente e a sustentabilidade foram outro dos temas em foco no debate. José Dias, afirmou mesmo que esta é uma das principais bandeiras da candidatura socialista.

Carlota Houart preferiu reivindicar uma melhoria nos serviços de transportes municipalizados, nomeadamente aumentando a frota e alargando as linhas na periferia da cidade.

Emanuel Candeias concorda que ainda há muito para fazer em relação à questão da mobilidade em Coimbra. Mas para representante do PAN antes do desenvolvimento da rede de transportes públicos é necessário investir em mais e melhores áreas pedonais. Emanuel Candeias apontou ainda um sistema de bicicletas partilhadas como uma proposta para reduzir o tráfego automóvel.

Para além destes assuntos houve ainda espaço para discutir questões como o financiamento do associativismo jovem, o funcionamento do conselho municipal da juventude, sobrelotação do canil municipal ou aposta no comércio local.

O debate teve lugar no “Teatro de Bolso” do TEUC e pode ser escutado na íntegra em formato podcast.

PARTILHAR: