[object Object]

Jorge Gouveia Monteiro:” É preciso repor valências no Hospital dos Covões.”

A perspectiva de uma cidade que apoie a cultura e que aposte na frente ribeirinha para atrair novos cidadãos são dois pilares da campanha. O movimento Cidadãos por Coimbra exige também uma resolução rápida da futura maternidade, a reabilitação do Hospital dos Covões e a reorganização do polo de celas dos CHUC.

Jorge Gouveia Monteiro, candidato à presidência da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) pelo movimento Cidadãos por Coimbra, marcou presença no Observatório de quarta-feira, dia 1 de setembro, naquela que foi a terceira entrevista de um ciclo de conversas pré-eleitorais.

Já foi Membro da Assembleia Municipal de Coimbra entre 1986 e 1990. Em 1997, foi Vereador na Câmara Municipal de Coimbra voltando a ocupar esse cargo entre 2005 e 2009, quando foi responsável pelo pelouro da Habitação. Em 2017, foi o cabeça de lista do movimento Cidadãos por Coimbra e falhou a conquista de um mandato por menos de uma centena de votos. Nessas eleições, o movimento conquistou 4.799 votos (7,02%), tendo sido a quinta força mais votada. Em 2021 volta a ser o cabeça de lista do movimento Cidadãos por Coimbra.

“A nova maternidade é absolutamente indispensável. “

Em 2018, o movimento Cidadãos por Coimbra levou a primeira petição para que a maternidade seja colocada no Hospital dos Covões. Jorge Gouveia Monteiro salienta que, após a consulta dos profissionais de saúde das maternidades Bissaya Barreto e Daniel de Matos, é urgente a criação de uma nova maternidade na cidade. Ainda assim, o movimento Cidadãos Por Coimbra defende que esta não esteja no polo 1, no Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC). Para o cabeça de lista, os CHUC são ” uma anedota nacional de como não gerir o trânsito para um grande Hospital. Ainda neste tema, Jorge Gouveia Monteiro sublinha que o Hospital dos Covões não pode continuar a ser “abocanhado de uma maneira sorrateira e não democrática”.

“O que se fez na portela foi uma barbaridade e um crime ambiental.”

Jorge Gouveia Monteiro destaca a importância que o movimento Cidadãos por Coimbra teve na maior plantação de árvores,”  Conseguimos nos últimos anos forçar que a Assembleia Municipal exigisse à Câmara Municipal um plano de plantação de arvoredo”. Ainda assim, o candidato à CMC não deixa de destacar que todos os anos a tua administração da câmara deixa morrer mais árvores do que as que planta. Para Jorge Gouveia Monteiro o que se fez na portela é sinónimo de uma administração pouco preocupada com questões ambientais.

“O metrobus pode libertar um número de autocarros significativo para servir outras localidades do concelho.”

Para Jorge Gouveia Monteiro, o metrobus é fulcral mas é preciso que a administração da CMC e dos SMTUC redefinam com critério as linhas que vão para as periferias da cidade. O cabeça de lista do movimento Cidadãos por Coimbra defende que” não se pode criar linhas só para levarem e trazerem as pessoas dos trabalhos. As pessoas necessitam dos transportes públicos a mais horas do que ao inicio da manhã e ao final da tarde”.

” Temos uma câmara que se transformou numa máquina de mandar ao serviço do partido [socialista].”

O candidato do movimento Cidadãos por Coimbra destaca que a Câmara tem que ser democrática e plural com as onze pessoas eleitas. Jorge Gouveia Monteiro defende que a própria Assembleia Municipal deve ser ressuscitada. O advogado aponta o dedo ao partido socialista, ” quando uma máquina partidária captura o poder local, afasta milhares e milhares de pessoas da cidade.” Jorge Gouveia Monteiro disse ainda que” a não participação das pessoas está a tornar-se numa das principais doenças da cidade”.

No final da entrevista, Jorge Gouveia Monteiro frisou que se for vereador mas não lhe for atribuído um pelouro não se demitirá, tal como fez em 1997. Ainda assim, o candidato à CMC salienta que se ganhar as eleições autárquicas todos os 11 vereadores eleitos terão pelouro, independentemente do partido ou movimento que representam.

As eleições autárquicas são no dia 26 de setembro.

PARTILHAR: