[object Object]

O futuro cultural do interior do país no Pós-Pandemia vai estar em análise em Belmonte

A iniciativa é um dos dois momentos que finalizam três anos de trabalho da Rede Artéria, um projeto de intervenção sóciocultural em oito concelhos da Região Centro – Belmonte, Coimbra, Figueira da Foz, Fundão, Guarda, Ourém, Tábua e Viseu. O segundo momento, uma publicação sobre todo o trabalho desenvolvido e as conclusões do seminário, vai estar editada até final do ano.

Nos dias 2 e 3 de Setembro, o Teatrão e o Município de Belmonte organizam o seminário. A RUC falou com a diretora artística d’ O Teatrão, Isabel Craveiro. A responsável explicou que os objetivos do encontro passam por os territórios envolvidos poderem vir a ter um “lugar de oportunidade”.

O seminário está organizado em painéis onde os intervenientes vão analisar temas como “desaceleração e estilos de vida”, “criação artística e território” ou “Políticas Culturais”, entre outros.

A organização convidou vários atores da produção cultural para debater. A ministra da Coesão Territorial,  Ana Abrunhosa, a presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro, Isabel Damasceno e a Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes vão participar nos trabalhos, no último dia, no Auditório Municipal de Belmonte.

Isabel Craveiro menciona que todos vão ajudar a repensar a relação “desequilibrada” que se vive entre “litoral e interior”.

Até final do ano vai ser presente ao público uma publicação que vai conter as principais conclusões do debate, mas também todo o trabalho desenvolvido pelas Universidades de Coimbra, Aveiro e Beira Interior assim como dos Politécnicos da região que colaboraram no projeto Rede Artéria.

Até ao momento, o seminário conta já com cerca de 200 inscrições oriundas de todo o país. Trata-se de uma iniciativa presencial e online, gratuita, mas sujeita a inscrição prévia em redearteria.pt.

A RUC vai procurar acompanhar a discussão.

Fotografia: facebook da Rede Artéria

PARTILHAR: