Imagem principal
21.08.2021POR Isabel Simões

Filipa Nobre candidata do PS à UF de Santa Clara e Castelo Viegas quer “fazer a diferença” na margem esquerda do Mondego

A única mulher candidata a presidente de junta pelo PS em Coimbra está consciente da difícil missão de derrotar José Simão, o atual presidente da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas que concorre pela coligação Juntos Somos Coimbra. A candidata confia na equipa e no programa que apresenta para vencer no território onde vive desde criança.

O Partido Socialista (PS) apresentou esta manhã de sábado, dia 21, a candidatura do partido à União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, liderada por Filipa Nobre. À margem da apresentação a RUC falou com a candidata. Filipa Nobre mostrou-se confiante em conseguir  a mudança no sentido de voto, para “fazer a diferença” e conseguir a “mudança” na União de Freguesias.

Filipa Nobre é natural de Coimbra e foi secretária do executivo da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas de 2018 a 2021, tendo deixado o cargo em junho. No seu percurso de vida, como psicóloga iniciou a carreira na Obra do Padre Serra, onde ainda trabalha. Esteve ligada a associações de pais e foi de 2002 a 2009, tesoureira da Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra. Nas propostas de ação da candidata constam áreas como a ação social, a educação e o desporto.

Presente na sessão de apresentação, o também candidato pelo PS à renovação do mandato como presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, renovou a promessa de requalificação da margem esquerda do rio Mondego, “do Choupal até à Lapa”. Foi uma notícia “feliz” para a candidata.

Manuel Machado deixou ainda um recado ao governo atual, de que tarda a solução para Santa-Clara-a-Nova. Na UF de Santa Clara e Castelo Viegas, de 2013 para 2017 o PS ganhou mais votos mas a aplicação do método de Hondt levou à perda de um mandato.

Das 18 freguesias que o concelho de Coimbra tem,  nas últimas eleições autárquicas, o PS ganhou 11, a CDU duas, o PSD quatro e o Somos Coimbra uma.

PARTILHAR: