[object Object]

Pianista Joana Gama apresenta Erik Satie em concerto-falado

“Eu gosto muito do Senhor Satie” é o título do concerto-falado que o grande auditório do Convento de São Francisco acolhe por estes dias. A RUC falou com a autora, a pianista Joana Gama, a respeito das sessões que apresenta agora em Coimbra.

A primeira sessão decorreu hoje às 18h mas no próximo Domingo há nova oportunidade para assistir à produção da autoria da pianista Joana Gama e cujo trabalho tem vindo a ser desenvolvido com recurso à investigação pela obra, e um grande interesse pela própria vida pessoal, do compositor Erik Satie.

Desde 2010, Joana Gama tem vindo a investigar a vida e obra do compositor e confessou como é que a curiosidade foi despertada.

Ainda sobre o fascínio por Satie, Joana Gama acrescenta o interesse particular que tem numa humanização dos compositores enquanto exemplos de personalidades de referência e cuja fisicalidade já não se lhe pode conferir.

Além deste concerto que se estreou em 2017, a pianista já tinha desenvolvido o projecto Satie 150 para 2016 no âmbito das comemorações dos 150 anos de nascimento de Erik Satie.

Estes trabalhos acabam por congregar a formação clássica da pianista com vertentes mais pedagógicas e contemporâneas o que, confessa, tem acontecido com naturalidade. Da versatilidade, é recorrente para a pianista integrar o universo das artes performativas.

A pedagogia e formação de públicos têm sido um interesse constante que acompanha a carreira de Joana Gama. A este respeito, destaca como as produções“ Eu gosto muito do Senhor Satie” e “As árvores não têm pernas para andar” adquirem sentido.

A pianista salienta ainda uma colaboração regular com o coreógrafo Victor Hugo Pontes que também tem espetáculo marcado para o Convento de S. Francisco, a decorrer na 6a feira, às 21h 30. Assim, deixa ainda o convite:

No próximo Domingo, é possível ver o concerto-falado “Eu gosto muito do Senhor Satie” no foyer do Grande Auditório do Convento de S. Francisco pelas 16h00 e “Drama”, de Victor Hugo Pontes, na sexta-feira, às 21h30, na sala do Grande Auditório.

PARTILHAR: