[object Object]

Ex-Diretora da Escola Superior de Enfermagem nomeada Diretora-Geral do Ensino Superior

Maria da Conceição Bento, nomeada Diretora-Geral do Ensino Superior na passada segunda-feira, quer “ajudar a implementar políticas centradas nos estudantes que garantam melhores condições para todos”.

O despacho assinado por Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que foi publicado em Diário da República na passada segunda-feira, designou Maria da Conceição Bento como Diretora-Geral do Ensino Superior.

Segundo o ministro, o intuito da nomeação é “garantir o normal e eficaz funcionamento da Direção-Geral do Ensino Superior, até à conclusão do respetivo procedimento concursal conduzido pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública”. Manuel Heitor justifica a escolha de Maria da Conceição Bento, professora-adjunta da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e membro da Ordem dos Enfermeiros, por evidenciar “a experiência profissional, a competência técnica, a aptidão e a formação adequadas ao exercício do cargo”.

A antiga docente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a que também presidiu entre 2006 e 2018, afirmou que o que a motivou a aceitar o convite para este novo cargo foi o “sentido de missão”.

O lugar que agora ocupa Maria da Conceição Bento em regime de substituição encontrava-se vago desde a saída de João Queiroz, que faz agora parte da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Para a enfermeira, a ação da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) deve centrar-se no acesso dos estudantes ao ensino superior e na ação social no mesmo, de forma a que todos os alunos tenham acesso às melhores condições possíveis.

Naquilo que diz respeito ao acesso ao ensino superior, a diretora-geral afirma estar tudo a decorrer dentro da normalidade, com os estudantes a candidatar-se às vagas disponíveis a um ritmo semelhante àquele que se verificou no ano passado.

Depois de um documento divulgado pelo Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE) ter anunciado que o investimento no Ensino Superior deve sair reforçado no próximo Orçamento de Estado, Maria da Conceição Bento confessou não estar surpreendida.

A ex-dirigente da Escola Superior de Enfermagem lembrou ainda o papel da DGES no acompanhamento das instituições de Ensino Superior durante o período pandémico. A docente destacou o inquérito levado a cabo pela task force de ciências comportamentais, onde ficou demonstrado o esforço feito pelas diversas instituições no sentido de auxiliar os estudantes durante este último ano letivo.

PARTILHAR: