[object Object]

Desaparecimento de Norberto Pires deixa comunidade académica mais pobre

Joaquim Norberto Pires, membro do Conselho Geral da UC, especialista em robótica e professor na FCTUC faleceu ontem(10) ao final da tarde no decorrer de um acidente.

A Universidade de Coimbra, veio hoje manifestar “profundo pesar” pelo desaparecimento do professor da FCTUC.

Amilcar Falcão, reitor da UC, deixou a sua nota de pesar:
“A notícia do desaparecimento prematuro do Colega a Amigo Norberto Pires apanhou-nos a todos de surpresa. É uma perda inestimável para a UC, mas não há dor maior do que aquela que os seus entes queridos estão neste momento a passar, por isso aproveito esta oportunidade para apresentar os meus sentidos pêsames”

Gabriela Figueiredo Dias, presidente do Conselho Geral da UC, em nome do orgão que preside, também reagiu a esta triste notícia:
“Foi com enorme pesar e consternação que o Conselho Geral recebeu a notícia abrupta do falecimento do Professor Norberto Pires. Hoje a Universidade de Coimbra e o seu Conselho Geral perderam, de forma irreparável e insubstituível, um grande Professor e Investigador, um extraordinário Empreendedor e Inovador e sobretudo um grande Homem. Em nome do Conselho Geral da UC dirijo, de forma muito sentida, os mais sentidos pêsames à Universidade de Coimbra e à Família do Professor Norberto Pires”

Já o físico Carlos Fiolhais, em texto publicado nas redes sociais,  referiu-se a Norberto Pires como um homem “clarividente e inconformado”, de quem “a universidade, a cidade e a sociedade em geral tinham muito ainda a esperar.”
“O Norberto foi um dos meus melhores alunos no curso de Engenharia Física. Várias vezes contribuiu para o Rómulo com os seus robôs. Deu-me a honra de estar há pouco na minha última aula”.

Alem do seu contributo para a comunidade académica e a sua grande envolvência social e política, Norberto Pires colaborou com a RUC em inúmeras emissões, com particular destaque para a sua participação nos programas de comentário à atualidade.

Tomás Cunha, repórter RUC, teve o privilégio de muitas vezes receber o professor Norberto Pires quer no programa Alvorada, quer no Observatório, quer em algumas emissões especiais como foi o caso da emissão das matriculas em 2019.

Numa breve entrevista (link acima), Tomás Cunha deixou o seu testemunho sobre o professor da FCTUC que era também um comentador RUC.

É indiscutível que a disponibilidade contínua do professor Norberto Pires para a participação nas emissões da RUC adicionou conhecimento e valor único.

A RUC fica hoje certamente mais pobre.

PARTILHAR: