[object Object]
04.08.2021POR Isabel Simões

Coimbra, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz unem esforços para que Ciclovia do Mondego venha a ser realidade

A forma de mobilidade suave pretende aproximar povoações do território e contribuir para a diminuição das deslocações em automóvel individual nos três municípios. O contrato de consignação da ciclovia do Mondego foi assinado ontem, dia 3, ao final da manhã.

O secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM Região de Coimbra), Jorge Brito, apresentou o projecto da ciclovia que vai ter 44 quilómetros partindo de Coimbra pela margem esquerda do Mondego até Montemor-o-Velho e seguindo depois para a Figueira da Foz pela margem direita do rio.

Oitenta por cento dos trabalhadores e cinquenta e cinco por cento dos estudantes da CIM deslocam-se em transporte individual, “algo que pretendemos diminuir com toda a estratégia de mobilidade”, afirmou o secretário executivo da CIM. Jorge Brito lembrou que com a nova ciclovia, se pretende que na CIM da Região de Coimbra a mobilidade pedonal se aproxime da média nacional que é de dezasseis por cento.

Dados mencionados por Jorge Brito mostram que os movimentos pendulares casa trabalho ou casa escola no território da Região de Coimbra, muitos deles ocorrem no corredor compreendido pela futura ciclovia do Mondego. Cerca de 17 por cento dos residentes saem do município da residência para outro município da CIM.

Foi consensual, entre todos os signatários, que a nova ciclovia vai trazer benefícios ambientais e contribuir para aproximar as pequenas comunidades entre si, mas também para as ligar às maiores cidades do território. Jorge Brito destaca que a nova via faz parte de uma estratégia macro de mobilidade da CIM Região de Coimbra.

De acordo com a Agência Lusa a Ciclovia do Mondego deve estar terminada em 2023. O projeto orçamentado em cerca de 3,5 milhões de euros foi produzido pelo Itecons – o Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade e contou com o apoio da CIM Região de Coimbra.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, afirmou que a via ciclável faz parte de uma “antiga aspiração de ligação de mobilidade suave entre Coimbra e o Atlântico” e conta com apoios financeiros do Centro 2020. Coimbra foi anfitriã da cerimónia. O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes, fez questão de marcar presença.

Hoje vai ser assinado o Auto de Consignação da Empreitada de Execução da Eurovelo 1 da CIM Região de Coimbra uma via ciclável que ligará os concelhos de Figueira da Foz, Cantanhede e Mira.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: