[object Object]
15.07.2021POR Miriam Lopes

Associação Académica de Coimbra e APBC juntas pela Baixa da cidade

Foi assinado hoje, dia 15 de julho, o protocolo entre a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e a Associação Académica de Coimbra (AAC). Um protocolo que pretende dinamizar as interações entre a Universidade e a Baixa da Cidade e trazer os jovens “do conhecimento e do futuro” a viver Coimbra.

A “Doce Meu” a nova pastelaria da Visconde da Luz, foi o local escolhido para a assinatura deste protocolo que contou com a presença de Assunção Ataíde, presidente da APBC, João Assunção presidente da Direcção Geral da AAC (DG/AAC) e o presidente da União de Freguesias de Coimbra (UFC),  Francisco Campos.

As primeiras palavras nesta conferência foram da presidente da APBC, que realçou a importância deste protocolo para o crescimento da Baixa da cidade.

Assunção Ataíde sublinha que o cruzamento entre o conhecimento académico e o conhecimento da vida e a mistura dos jovens com pessoas de outras idades é essencial para o crescimento deste centro urbano. Na sua opinião, a assinatura deste protocolo significa também um quebrar de fronteiras entre a Baixa e a Alta e uma agregação de diferentes vivências.

Quando questionada acerca da importância de se instalarem na Baixa da cidade estruturas universitárias e empresariais, Assunção Ataíde garante que esse é um ponto essencial e que neste momento existe trabalho a ser feito nesse sentido de forma a cativar marcas âncora para esta zona da cidade.

Já no próximo sabádo, dia 17 de julho, a poesia vai inundar as ruas da Baixa numa atividade realizada em parceria com a Secção de Escrita da AAC (SESLA). João Assunção, promete que esta vai ser apenas a primeira de muitas iniciativas que irão contar com a participação de várias secções culturais e desportivas da AAC.

João Assunção refere ainda que é uma honra para a AAC trabalhar de perto com o centro da cidade e que o objetivo fundamental das iniciativas decorrentes deste protocolo será sempre a entreajuda e conhecimento partilhado entre a baixa da cidade e a Academia de Coimbra.

Francisco Campos, presidente da União de Freguesias de Coimbra também usou da palavra e não deixou de endereçar alguns elogios e agradecimentos à APBC e à AAC por “pensarem a baixa da cidade de forma conjunta”. Na sua opinião, estas sinergias são essenciais para a cidade e podem verdadeiramente abrir caminho para uma Baixa mais renovada e movimentada.

E é neste pensamento conjunto da relação cidade-cultura, que a SESLA, em parceria com a Direção Geral da AAC e a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, propõe um conjunto de leituras de textos (autorais ou não) nas ruas da Baixa, no próximo sábado pelas 11 da manhã.

O convite é para todos. A promessa é de mais novidades muito em breve.

PARTILHAR: