[object Object]

“Judeus de Coimbra”: mostra inaugura novo espaço expositivo no Pátio da Inquisição

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) inaugurou esta tarde um novo espaço de exposições no Pátio da Inquisição. O Presidente da Câmara Manuel Machado apresentou a mostra “Judeus de Coimbra – da tolerância à perseguição | memórias e materialidades” e cuja curadoria coube à técnica superior do departamento de museologia do município Berta Santos.

“Judeus de Coimbra – da tolerância à perseguição | memórias e materialidades” é uma iniciativa do município da cidade que pretende promover a preservação do património através da recuperação de um espaço simbólico da história de Coimbra. Ao mesmo tempo, e de acordo com o presidente Manuel Machado, é também importante preservar a memória da cidade e dos povos que contribuíram para o que é hoje a identidade multicultural da cidade.

Berta Duarte é técnica superior do departamento de museologia da CMC e também curadora deste projecto.

Em entrevista à RUC, a investigadora revelou que esta mostra se insere num projecto de investigação que, apesar de embrionário, muito terá ainda por contar sobre a descodificação da presença de outras religiões em Portugal e, em particular, em Coimbra.

A carga simbólica do espaço do Pátio da Inquisição é ainda mais evidenciada por ter hoje presente vestígios materiais que transportam a história de uma das épocas mais negras da história de Portugal. Manuel Machado declara que um dos objectivos desta exposição passa também por recordar o valor que este espaço representa para a identidade da cidade.

O Presidente da Câmara refere ainda que a cidade é, assumidamente, um ponto de encontro que assente num passado vincado.

A exposição está inserida num projecto de investigação encetado pelo município e que tem como principal missão revelar a história ainda muito desconhecida sobre a presença e actividade de outros povos e religiões no passado de Coimbra. Para tal, o município conta também com a participação da população, nomeadamente, de quem possa ter conhecimento ou mesmo material relevante para esta investigação. Manuel Machado deixa, assim, o apelo.

O Pátio da Inquisição conta actualmente com mais de 470 anos de história e cuja marca mais evidenciada consiste no facto de ali ter tido lugar o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição. As práticas da Inquisição consistiram sobretudo na perseguição, tortura e morte não só de membros de religiões que não a católica cristã mas também de homens e mulheres das ciências, das artes, e não só.

A exposição “Judeus em Coimbra” não tem data de término prevista e é possível ser visitada de Terça a Sábado, entre as 13 e as 18 horas.

PARTILHAR: