[object Object]
30.06.2021POR Isabel Simões

Município de Coimbra assina protocolo com IHRU e consolida Estratégia Local de Habitação

A Estratégia de Habitação Local de Coimbra, que prevê investimentos de 60 milhões de euros nos próximos seis anos, mereceu hoje, dia 30 de junho, uma cerimónia realizada no Convento São Francisco, a assinatura de um acordo de colaboração entre o município e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

O documento foi também homologado pelos secretários de Estado da Habitação e da Descentralização e Administração Local sob a bênção do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, manifestou a vontade de serem criadas estruturas multidisciplinares para se “fazer cumprir este desígnio”.

Nos próximos seis anos vão ser investidos em habitação, no Concelho de Coimbra 60 milhões de euros. O número de habitações a reabilitar ou a construir vai beneficiar cerca de 820 famílias, que representam um universo de cerca de duas mil pessoas.

A estratégia visa melhorar o acesso à habitação no município mas também a qualidade de vida dos cidadãos no âmbito da saúde, disse o autarca.

Invocou também os resultados do Perfil de Saúde elaborado pela Universidade de Coimbra para justificar as decisões do município.

Francisco Queirós, vereador da habitação social da CMC, antes da cerimónia, considerou o dia da assinatura do protocolo com o IHRU “como dia histórico”. E apontou razões.

Santa Eufémia, Fonte do Castanheiro, Estrada de Vale de Figueiras, Bairro de Celas, no Bairro da Rosa e na Quinta do Carmo vão acolher novas construções de habitação municipal.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: