[object Object]

FEUC discute balanço da Presidência Portuguesa na União Europeia

A Delegação Regional do Centro e Alentejo (DRCA), da Ordem dos Economistas e a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), organizaram no dia 24 de junho a conferência “ Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia: que balanço?”

Na aproximação ao fim da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, esta iniciativa reúne um leque de especialistas reputados em Economia e Estudos Europeus que, em conjunto promoveram um debate do balanço da Presidência Portuguesa.

Paulo Ferreira, comentador da Rádio Observador e TVI, foi o primeiro painelista a fazer um balanço da prestação de Portugal na Presidência do Conselho da União Europeia. Destacou o profissionalismo e capacidade do governo português e referiu que a falta de resultados visíveis não é motivo para preocupação.

Tiago Sequeira, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra começou destacou a Cimeira Social que se realizou no Porto, como o grande marco da Presidência Portuguesa no Conselho da União Europeia.

Isabel Damasceno, concordou em muito com os seus colegas painelistas e destacou mais uma vez como ponto positivo a Cimeira Social do Porto. Na sua opinião o governo português esteve à altura do desafio mas existem preocupações que não deveriam passar despercebidas. As quebras demográficas que se têm verificado na Europa são preocupantes e podem ser asfixiantes para Portugal.

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR) não deixou também de  falar sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) previsto para Portugal que foi aprovado no passado dia 16 de junho pela presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen e o Portugal 2020 (programa que promove o desenvolvimento económico, social e territorial do país).  Referiu que estes são instrumentos importantes mas que necessitam ainda de ser executados.

Com o objetivo de reforçar a sua ligação com a sociedade e para dar continuidade a iniciativas desta natureza, a realização desta conferência na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra é também uma oportunidade para a assinatura de um novo protocolo de cooperação entre a Faculdade e a Ordem dos Economistas como referiu a instituição através de um comunicado.

PARTILHAR: