[object Object]
21.06.2021POR Informação RUC

Maria de Lurdes Craveiro:” O Presidente da Câmara Múnicipal de Coimbra ainda não teve tempo para receber a diretora do Museu Nacional Machado de Castro.”

O futuro do Museu Nacional Machado de Castro e da cultura conimbricense em conversa no Observatório desta segunda-feira.

O comentário do Observatório do dia 21 de Junho esteve a cargo da diretora do Museu Nacional Machado de Castro, Maria de Lurdes Craveiro. A retoma do Museu e a ligação à cidade e à Academia foram temas da conversa moderada por Pedro Andrade. Maria de Lurdes Craveiro não resistiu a criticar as pichagens na alta de Coimbra, bem como o afastamento dos estudantes ao património. A diretora do Museu Nacional Machado de Castro reivindicou a necessidade de haver uma real sensibilização para estas questões.

“A revitalização e a retoma do Museu Nacional Machado de Castro está acontecer”

Maria de Lurdes Craveiro assumiu a direção do Museu Nacional Machado de Castro dia 1 de abril. A diretora do museu esclareceu que o inicio de mandato foi complicado graças a períodos de confinamento com interrupção das atividades e com a descoberta de situações menos felizes dentro do Museu Nacional Machado de Castro. Ainda assim, Maria de Lurdes Craveiro destaca que a revitalização e a retoma, em certos aspectos, do Museu. A também professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra realçou uma investigação e exposição sobre os tetos medievais pintados. As coberturas de igrejas e palácios, para a diretora do Museu, tem sido esquecida.

“A investigação cientifica é uma obrigação do Museu”

Na ótica de Maria de Lurdes Craveiro, a investigação cientifica é, muitas das vezes, esquecida nos museus. A diretora do MNMC assume que é necessário estimular a ligação umbilical com a Universidade de Coimbra para beneficio de ambas as instituições. Maria de Lurdes Craveiro reforça que o estimulo da investigação é um dos seus principais objetivos, no atual mandato.

“Infelizmente, o Museu Nacional Machado Castro não tem, neste momento, um técnico de conservação e restauro”

A diretora do MNMC afirmou que, neste momento, é necessária uma parceria com o Cearte – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património para trabalhar na área de conservação e restauro. Maria de Lurdes Craveiro desta que esta é uma lacuna a preencher obrigatoriamente. A também professora na Faculdade de Letras na Universidade Coimbra lembra que os museus lidam com escassez de quadros. Maria de Lurdes Craveiro adiantou que por vezes é necessário fechar algumas salas visto que não há vigilantes suficientes no museu.

Para a diretora do MNMC, mais do que fundos é preciso que haja uma vontade politica para que estas situações “dramáticas” nos museus nacionais sejam resolvidas.

“A articulação entre as forças vivas da cidade é imperiosa”

Maria de Lurdes Craveiro salienta a necessidade entre o MNMC, a Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra. Relativamente a este assunto, a diretora do museu lamenta o facto de Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, ainda não ter tido, desde 1 de abril, espaço na sua agenda para a receber.

A diretora do Museu Nacional Machado de Castro falou ainda sobre as “pichagens” que existem ao longo de toda a alta e que só prejudicam o património arquitectónico de Coimbra. No final da conversa, Maria de Lurdes Craveiro destaca também a falta de uma grande campanha para que os estudantes da Universidade de Coimbra visitem o museu.

A entrevista na integra está disponível acima em formato podcast.

PARTILHAR: