Astrofísico da UC, Nuno Peixinho, dá nome a asteroide
O astrofísico da Universidade de Coimbra (UC), Nuno Peixinho, dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou hoje, dia 21 de junho, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), onde é também investigador.
Anteriormente designado (40210) 1998 SL56, o asteroide passa a chamar-se (40210) Peixinho, por decisão do Grupo de Trabalho para a Nomenclatura de Pequenos Corpos da União Astronómica Internacional (UAI). O asteroide Peixinho pertence à Cintura de Asteroides, entre as órbitas de Marte e Júpiter.
O astrofísico da Universidade de Coimbra, é o único português de uma extensa lista de nomes de cientistas que foram atribuídos em junho a pequenos corpos celestes pela UAI, dirigida pela astrónoma portuguesa Teresa Lago. Para Nuno Peixinho esta atribuição do seu nome a um asteroide “foi uma surpresa fantástica e difícil de descrever.
Quanto ao significado que esta atribuição tem para o investigador este refere que é uma forma de reconhecimento do seu trabalho.
Já para os projetos futuros de entre os próximos trabalhos o astrofísico crítica a situação de trabalho em que se encontra ao não ser considerado um investigador efetivo e espera que essa situação venha a mudar.
Pode ouvir a entrevista na integra acima em formato podcast.