[object Object]
17.06.2021POR Informação RUC

Dádiva de sangue nos jardins da AAC supera expectativas

Uma iniciativa conjunta entre a Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) e o Instituto Português do Sangue e Transplantação trouxe um centro de dádiva de sangue à cantina dos Grelhados esta quinta-feira, resultando numa adesão muito positiva por parte da comunidade local.

Naquela que é a segunda iniciativa deste género organizada pela DG/AAC este ano, a cantina dos Grelhados transformou-se num posto de recolha durante todo o dia de hoje, pedindo à comunidade estudantil para responder ao apelo do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) por dádivas de sangue.

Pelas 18h00, hora prevista para o término da recolha de dádivas, Renato Daniel, vice-presidente da AAC, esteve nos estúdios da RUC a fazer o balanço do evento, que no seu entender teve resultados extremamente positivos.

Os jardins da AAC não são alheios a este tipo de campanha, marcando hoje três meses e um dia da data em que o IPST realizou um evento semelhante que ocupou a sala de estudo da AAC. Embora num contexto de pandemia que complicava a logística da iniciativa, também nesse dia a comunidade estudantil respondeu em peso, com cerca de 80 inscrições para dádiva. Para Renato Daniel, além dos números globais, outro dos pontos positivos a apontar em ambos os eventos é a angariação de novos dadores, que perfizeram a maioria das dádivas do dia.

Num ano em que o IPST tem alertado para a instabilidade das reservas de sangue do país, com as doações a serem afetadas a nível global pela pandemia COVID-19, o vice-presidente da AAC afirma que com esta resposta muito positiva, a iniciativa é para repetir assim que seja possível.

Para aqueles que não tiveram a oportunidade de fazer a sua doação hoje, o IPST aponta para o seu posto fixo de recolha, em São Martinho do Bispo, que está aberto de segunda a sábado, entre as 08h00 e as 19h30.

 

PARTILHAR: