GEFAC vence prémio europeu da cultura
Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) está entre os 24 vencedores dos Prémios Europeus do Património cultural / Prémios Europa Nostra 2021. Organismo autónomo da AAC venceu o galardão na categoria de serviço dedicado ao património.
Para Carolina Rocha, uma das coordenadoras do grupo, a distinção chegou com alguma surpresa e felicidade.
Desde a sua fundação em 1966, o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) tem recolhido e documentado as múltiplas manifestações da cultura popular portuguesa.
Carolina Rocha explicou, aos mícrones da RUC, o projeto que o GEFAC apresentou à organização dos prémios europeus do Património Cultural.
A doutoranda em Biociências na Universidade de Coimbra adiantou que nesta fase o GEFAC vai receber mil euros para poder divulgar o seu projeto.
Para a estudante de 27 anos esta distinção já excedeu as espetativas mas os 10 mil euros referentes ao Grande prémio desta edição eram muito importantes para o organismo autónomo.
Os Prémios Europeus do Património Cultural foram lançados pela Comissão Europeia em 2002 e têm sido organizados pela Europa Nostra desde então. Esta iniciativa é apoiada pelo programa Europa Criativa da União Europeia.
Nesta edição, o GEFAC foi o único grupo português a vencer um prémio.
Fotografia: Site GEFAC