[object Object]
24.05.2021POR Informação RUC

Linha do Botânico e espaços verdes em debate na reunião quinzenal da CMC

Esta segunda-feira o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi pano de fundo de mais uma reunião quinzenal do executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC). A sessão foi pautada por várias discussões envolvendo os espaços verdes da cidade, entre eles o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e a “Linha do Botânico” que o atravessa.

Esta linha é fruto de um acordo entre a Universidade de Coimbra, Câmara Municipal e Águas de Coimbra. O contrato, hoje renovado, permite uma ligação por autocarros elétricos entre a beira-rio e o pólo I da Universidade, subindo a encosta da cidade pelo Jardim Botânico.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, enfatizou a existência de regras claras para o uso desta ligação em declarações à comunicação social no final da reunião.

Aprovada por unanimidade, a renovação foi ainda assim alvo de críticas por parte da oposição. Madalena Abreu, vereadora do PSD, questionou o público-alvo da linha e qual a sua finalidade – se turística, se de mobilidade urbana. Já Ana Bastos, vereadora pelo Somos Coimbra, apelou à criação de métodos alternativos à mobilidade entre Alta e Baixa com vista ao transporte de peões, mas também de velocípedes.

Manuel Machado pôs de lado estes argumentos, deixando para discussões futuras um eventual elevador ou funicular entre a Rua da Alegria e o pólo I. Para o presidente da Câmara, o projecto actual é o existente, e o propósito do Jardim Botânico é claro.

A reunião do executivo ficou ainda marcada pela intervenção de um munícipe. Gustavo Garcia-Lopez, investigador do Centro de Estudos Sociais e morador na Solum, mostrou a sua preocupação quanto ao abate de árvores na zona, decorrente das obras nas vias pedonais que lá ocorrem.

O apelo pela manutenção de árvores, contando-se entre elas alguns sobreiros, espécie protegida em Portugal, valeu pouco mais que um anuir pelo presidente, que justificou as acções a serem tomadas com base nas análises e estudos já realizados. O investigador despediu-se com um apelo ao executivo para valorizar o trânsito pedonal na zona, não deixando os carros dominar as ruas da cidade.

A CMC volta a reunir-se na próxima segunda-feira, dia 31 de maio, desta feita em reunião extraordinária, para debater a necessidade de ampliação de infraestruturas camarárias, com o regresso dos trabalhadores do município que até agora se encontravam em tele-trabalho.

 

Fotografia: CMC

PARTILHAR: