[object Object]

Afonso Reis Cabral: “a leitura é um combate à superficialidade”

O debate intitulado “Ler: porquê e para quê”, decorreu hoje, pelas 18 horas, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

A sessão acerca da importância da leitura foi moderada pelo diretor da biblioteca, João Gouveia Monteiro, e contou com a presença de Afonso Reis Cabral, escritor, e de Cristina Robalo Cordeiro, professora da Faculdade de Letras da UC.

No debate, para além de ter sido abordada a importância da leitura houve espaço para os oradores darem um pouco do seu testemunho enquanto leitores. Afonso Reis Cabral revelou que desde os nove anos que sonhava ser escritor e refere ainda a importância que a leitura tem para si.

Outro dos temas em destaque na conversa foi a perda do hábito pela leitura que se tem vindo a verificar, principalmente, em gerações mais novas, onde muito poucos são os jovens que hoje em dia se dizem viciados em ler, como é o caso do escritor. Afonso Reis Cabral destaca, do seu ponto de vista, a razão para este problema.

Os intervenientes esperam assim que se continue a fazer apelos e iniciativas em prol da leitura, pois como Cristina Robalo Cordeiro frisou “a leitura é acesso ao conhecimento e à liberdade”.

PARTILHAR: